No continente americano, o Brasil apresenta um setor industrial, cujo avanço está classificado em terceiro lugar. Cerca de 25% de nosso Produto Interno Bruto (PIB), é garantido por este setor.
E juntamente com o setor terciário e a agricultura, por exemplo, ele movimenta a economia de nosso país.
Além de ferramentas e maquinários, também os produtos químicos, processos e recursos humanos auxiliam na composição desse universo industrial, gerando empregos e inovação.
O uso de determinado equipamentos
De tamanha importância para a vida econômica, a indústria apresenta algumas peculiaridades e optamos por apresentar algumas delas neste artigo. Conheça agora algumas delas.
Forno mufla
Muito utilizado pelas indústrias de alimentos, medicamentos e de produtos químicos, o forno mufla consiste em um equipamento de laboratório, fabricado em aço inoxidável.
Cuja função consiste no superaquecimento de substâncias, especialmente de metais. A exposição dos produtos à temperaturas muito elevadas, pode nestes promover mudanças químicas e físicas.
Esse processo recebe o nome de calcinação e permite que sejam estudados os comportamentos de determinados materiais, diante de submissão contínua ao calor.
Os modelos desse forno variam, de acordo com a capacidade de elevação de temperatura de cada um, podendo o mais potente chegar a aquecimentos de mais de 1300º C.
Mesa elevatória hidráulica pantográfica
A mesa elevatória hidráulica pantográfica é empregada para transporte e elevação de cargas, exercendo a função de paletização ou de reversão do processo.
Consiste em uma bandeja elevada por articulações em aço, dispostas sobre uma chapa com rodas. É excelente para exercer a função de elevação e movimentação de cargas.
Estes em ambientes de espaço reduzido, além de permitir a redução de gastos com mão de obra e garantir segurança ao operador.
Elevador pantográfico
O elevador pantográfico é bastante similar à mesa elevatório. No entanto, ele não está disposto sobre rodas. Ele, inclusive, pode conter gradis para fornecer segurança a pessoas que sobre ele trabalham.
Assim, não é destinado somente à elevação de cargas, também de operadores. Capaz de sustentar pesos bastante altos, é bastante usado em oficinas mecânicas para a elevações de automóveis, por exemplo.
Máquina de solda
A soldagem no setor industrial, especialmente nos setores de construção civil e automobilístico, é permitida por meio do uso de uma máquina de solda.
Que consegue unir dois materiais (frequentemente metais), a partir do derretimento destes ou da ligação entre os dois, pela inserção de um material derretido.
Há três modelos mais comuns dessa ferramenta e cada um, irá variar de acordo com o tipo de soldagem fornecido e os recursos utilizados durante o processo.
Não necessariamente seu uso se restringe à indústria, sendo um equipamento comumente empregado em oficinas mecânicas também, por exemplo.
Gases industriais
Muitas indústrias requerem a utilização de gases específicos. Alguns dos gases industriais mais comuns são o oxigênio – que pode ser acrescentado a embalagens ou a refrigerantes, por exemplo, o nitrogênio.
Muito usado pela indústria petroquímica, na retirada de umidade de peças da indústria eletrônica e na prevenção de incêndios, que poderiam ser provocados por gases inflamáveis, o hélio.
Este usado para o preenchimento de airbags, o acetileno – importante para a fabricação de solventes, o argônio – que evita a corrosão de materiais.
Estes com propensão à oxidação e pode compor lasers destinados à área da saúde, por exemplo, entre outros.
Aquecedor
O próprio nome, já nos diz que o aquecedor industrial tem como função a realização do aquecimento de produtos – no caso, de ar e de água.
Os hotéis, por exemplo, contam com esse maquinário para a lavagem de roupas e para o aquecimento de piscinas, assim como, os refeitórios e hospitais também podem empregá-lo.
O fornecimento de calor, é permitido pelo uso de produtos sólidos de combustão, de queimadores mecânicos ou mesmo a partir da energia elétrica.
O investimento no setor industrial
A indústria é um universo recheado de descobertas e novidades, sejam elas de tecnologia ou de logística. É muito benéfica à sociedade quando se fala em geração de renda.
E contanto que propicie segurança aos amantes de seu setor, vale a pena ser explorada. Apresentamos aqui, algumas das peculiaridades desse mundo tão vasto.
Vale lembrar que o uso de cada um dos aparelhos mencionados, deve ocorrer somente mediante a obediência das instruções de segurança para sua utilização.
E sempre prezar pela proteção de seus operadores e do ambiente onde estão alojados, contribuindo com o desenvolvimento da empresa.