A indústria, de um modo geral, está devidamente equipada com os mais diferentes maquinários de fabricação. Cada empresa tem uma máquina que processa, transformando as mais diferentes matérias-primas em produtos, que atendem todos os setores de consumo humano.
A fabricação de alimentos, por exemplo, deve estar alinhada, para que a qualidade seja excelente, atendendo normas da vigilância sanitária.
A indústria automobilística também deve ter máquinas que produzem carros, motos, ônibus e caminhões, com qualidade e que sejam seguros para os motoristas, passageiros e pedestres.
Máquinas calibradas produzem melhor
Para manter tudo funcionando de forma correta, a manutenção de maquinas deve ser feita regularmente.
Esta responsabilidade está atrelada a aqueles que operam as máquinas durante o turno de trabalho e também às equipes de manutenção, verificando a funcionalidade, o fornecimento de energia e os níveis de óleo e graxa, quando necessário.
A substituição de uma peça que não esteja funcionando de acordo com as características do equipamento, deve ser realizada imediatamente, garantindo a continuidade de produção e a segurança de todos os envolvidos no trabalho.
Entre os equipamentos utilizados para a manutenção preventiva está a década resistiva, um instrumento que faz a simulação de teste e detecção de defeitos em painéis e sensores de uma máquina.
É possível medir a temperatura ambiente e a temperatura da água, quando existente em uma máquina, assim como verificar medidores de combustível, garantindo o funcionamento de tudo.
Os profissionais que se utilizam deste equipamento precisam entender qual o tipo de aparelho está sendo medido, para que tudo funcione de forma correta, sem danificar outros sistemas de medição.
Muitos equipamentos funcionam sob pressão e, por isso, é preciso verificar a calibração de manometros, para que estejam de acordo com as medidas de gases ou líquidos que fazem parte do maquinário.
Isto garante total segurança daqueles que trabalham com este tipo de equipamento, evitando acidentes, caso estejam descalibradas. Os produtos que são produzidos neste tipo de equipamento tem a qualidade garantida quando devidamente calibrados.
A calibração dos equipamentos de uma indústria devem estar regulamentadas com as normas de segurança, permitindo que os operadores de máquinas possam trabalhar com a certeza de apresentar produtos de forma e peso igual.
Isso garante a qualidade dos produtos que irão chegar à casa dos consumidores, como produtos alimentícios devidamente embalados e de tamanho e formato igual.
Dentro do setor industrial, uma equipe deve estar atenta a todas as especificações técnicas que devem ser seguidas.
Por isso, os instrumentos de medição devem seguir padrões internacionais, garantindo a qualidade de produção a nível global.
Isso se deve ao fato de os mercados de importação e exportação estarem abertos, permitindo o consumo de diferentes produtos nos mais variados países.
Além da abertura do mercado interno e externo, para o setor alimentício, muitos equipamentos utilizados em meios de transporte também devem seguir padrões internacionais e, por isso, a calibração das máquinas é tão importante.
Desse modo, a segurança de um veículo está aliado aos processos de fabricação, podendo até mesmo interferir na economia global.
Se houver variáveis dentro dos instrumentos de medição e a calibração estiver em desacordo com os padrões internacionais, toda a cadeia de produção deverá ser revista.
Por isso, é importante que as empresas se atentem a alguns detalhes, como:
- Condução de energia entre a máquina de linha de produção;
- Temperatura ambiente de produção;
- Umidade relativa do ar deve ser considerada;
- Pressão atmosférica da instalação industrial.
Todas estas variáveis podem ser medidas e reguladas com os equipamentos de aferição, oferecendo um produto com a qualidade pretendida, de acordo com a produção exigida.
A empresa deve ser responsável por todos os setores que atendem o mercado, seja nacional ou internacional.
Em todos os ambientes, as medidas devem seguir os padrões exigidos por uma matriz, quando for o caso, para que tudo seja fabricado de acordo com os padrões exigidos.
Localização pode favorecer empresa
Para que os produtos sejam fabricados de acordo com as normas exigidas pela matriz, a localização de uma fábrica pode ser primordial para a qualidade final.
Por isso, é preciso saber escolher bem onde poderá ser feita a locação de galpão industrial, após escolher qual o tipo de produto será fabricado.
Fazer um estudo de mercado e verificar a disponibilidade de mão de obra especializada. Estes podem ser fatores essenciais para que uma fábrica alcance o sucesso desejado.