Os diversos setores industriais espalhados pelo Brasil são fundamentais para o abastecimento de produtos para os comércios e consequentemente para a população.
Mas o que você conhece sobre práticas e processos industriais? Ferramentas utilizadas? As manutenções praticadas que mantém a atividade industrial a pleno vapor sem que haja interrompimentos ou perda de materiais?
Bom, independente de qual grupo você faça parte, dos conhecedores ou não, esse texto pode te elucidar acerca de possíveis dúvidas que você pode ter sobre esse setor de produção tão importante para o desenvolvimento das sociedades ao longo dos últimos séculos e permanecentes até hoje. Confira!
Automação industrial
Os processos ocorridos nas indústrias são bastante variados, principalmente quando levamos em conta a quantidade de segmentos industriais que existem no nosso país.
Assim, as máquinas construídas e aplicadas para as fábricas são voltadas à produção específica de determinado setor em que ela é montada.
Muitos desses processos industriais foram potencializados de acordo com os avanços tecnológicos aplicados, principalmente por adventos dos técnicos de automação industrial, que se inseriram fortemente nas indústrias e passaram a implementar ideais e ferramentas exclusivas para a otimização da linha de produção.
Em alguns setores industriais, a aplicação de conceitos de automação industrial se tornou imprescindível, como nas indústrias de metal.
Fábricas desse setor têm como principal objetivo o trabalho da matéria bruta metálica para moldagem de instrumentos utilizados em diversos campos econômicos.
Para que os cortes, refinamento e detalhamento finais nas peças fossem mais precisos, muitas máquinas deixaram de ter funções mecânicas e começaram a ser controladas por comandos numéricos computadorizados (CNC), ou seja, foram implementados dispositivos digitais que realizam o controle da operação através de softwares e hardwares.
Os exemplos são variados, como os centro de usinagem cnc, fresadoras cnc e a máquina router, que também são comandadas por controles computadorizados, permitindo que os cortes executados pelas máquinas em linha reta sejam bastante eficazes.
Além disso, a inserção de conceitos da automação industrial trouxe uma série de vantagens complementares para a produção, tais como:
- Otimização dos processos;
- Mais precisão;
- Redução do tempo da produção;
- Menor necessidade de manutenção;
- Diminuição da ação do homem.
O trabalho com comandos computadorizados é bastante funcional para determinados segmentos industriais, mas em alguns as operações dependem de outros componentes e práticas para que o desempenho esperado seja alcançado.
Por exemplo, algumas máquinas industriais em indústrias de petróleo, usinas termoelétricas e outros, precisam da pressão de componentes fluidos, tanto para ligarem, como para executarem suas funções.
O principal equipamento utilizado para proporcionar a transferência de fluidos em altas pressões nas máquinas, é a Bomba centrífuga, que executa de maneira eficaz a troca de energia cinética para energia hidrodinâmica, permitindo que o fluxo desse fluido seja continuo, sem vazamentos, e com as pressões necessárias recomendadas para o funcionamento da determinada máquina.
Trabalho com fluidos
O uso desse tipo de equipamento é determinado por conceitos da termodinâmica, importante conceito que busca entender processos de troca de energia e calor de componentes, como os fluidos gasosos ou líquidos.
Esse é um conceito extremamente importante em indústrias específicas, e muitos equipamentos englobam o campo dos que aplicam esses princípios, como o Trocador de calor, que possibilita a troca de temperatura entre fluidos que estão em temperaturas diferentes.
Manutenção dos instrumentos
A manutenção dos compostos presentes nas fábricas também é fundamental para o pleno funcionamento das atividades. Muitas máquinas e ferramentas trabalham com sistemas que impõem altas pressões, como os sistemas pneumáticos.
Dessa maneira elas ficam suscetíveis a desgastes e outros defeitos, necessitando de observação e reparos sempre que for preciso. Os compressores de ar, por exemplo, estão inserido nesses sistemas pneumáticos.
Eles efetuam a compressão do ar, transformando-o em ar comprimido. Sempre que esse equipamento apresenta algum problema, é fundamental a execução de conserto compressor ou conserto de compressor de ar, garantindo que o sistema opere sobre suas melhores condições.
Outro sistema essencial para a linha de produção, é o sistema elétrico industrial. Esse aparato é responsável por permitir que as máquinas recebam energia elétrica, tanto para o ligamento como para a realização das atividades.
A composição do sistema elétrico envolve uma série de equipamentos, como fios, cabos e painéis de controle. Além disso, são instalados geradores de energia, que atuam quando a energia no sistema elétrico não pode ser distribuída para os terminais.
Portanto, esse é outro esquema que precisa receber manutenções constantes, como a Manutenção de geradores, garantindo que a energia elétrica flua normalmente nas plantas industriais.