Obter mais praticidade no meio operacional é algo cada vez mais visado, principalmente ao considerar impactos positivos nos resultados obtidos e na produtividade e os equipamentos.
Por essa razão, diferentes máquinas, ferramentas e acessórios são aplicados para atender aos mais variados setores e otimizar a mão de obra.
Neste contexto, é possível citar uma ferramenta amplamente aplicada, o chamado rebolo, que é confeccionado por meio de material abrasivo e de forma geral, apresenta forma de disco.
Por ser comumente aplicado para o desbaste de superfícies ou afiar ferramentas cortantes, também é chamado de disco de corte.
Existem tipos distintos dessas ferramentas, mas normalmente são fabricadas em carbureto de silício e óxido de alumínio.
Além dessas opções, também é possível encontrar o rebolo diamantado, que no caso, é ideal para afiação de ferramentas de metal duro devido a alta resistência que apresenta.
Por essa razão, são comumente aplicados em retificadoras universais cilíndricas e planas.
Assim como qualquer ferramenta, é indispensável ter cautela no uso e recorrer aos itens de segurança. Há outros fatores a serem considerados, tais como:
- Usar flanges limpas;
- Inspecionar visualmente o rebolo antes da montagem;
- Usar capas de proteção corretas;
- As flanges aplicadas devem ter diâmetro igual ou de 1/3 do diâmetro da ferramenta;
- Não exercer pressão em excesso.
Independentemente do tipo de rebolo aplicado, é fundamental que seja analisado antes da aquisição, com os dados técnicos, por exemplo, dos quais devem ser cautelosamente considerados para atender da melhor forma possível o trabalho em que será aplicado.
O que é compressor parafuso?
O compressor parafuso pode ser aplicado em diferentes setores, como na refrigeração industrial para efetuar a compressão de gases.
Basicamente, o compressor convencional, além de ser selado a óleo, consiste em uma máquina de deslocamento positivo com dois rotores acoplados.
Esses rotores são montados em mancais, para que seja possível fixá-los na câmara de trabalho.
No que diz respeito ao formato básico dos rotores, se assemelha a uma rosca sem-fim, em que há números distintos de lóbulos no macho e fêmea.
Enquanto o macho normalmente tem 4 e apresenta um perfil convexo, o rotor fêmea frequentemente tem 6 e perfil côncavo.
Ocorre a transferência direta do torque entre os rotores, com um sentido de rotação fixo.
Normalmente o acionamento é associado ao rotor macho que, por sua vez, aciona o rotor fêmea através de uma película de óleo.
É interessante citar que esse tipo de compressor não apresenta válvulas para estabelecer o encerramento da compressão. Isso ocorre por meio da localização da câmara de descarga.
Dessa maneira, é possível observar que o posicionamento da descarga é fundamental para o controle da compressão, principalmente ao considerar que é determinante para a razão entre os volumes internos.
A principal diferença que pode ser citada entre este compressor é o alternativo, que no segundo caso, o processo da descarga é encerrado no momento em que o pistão atinge o ponto superior da câmara de compressão e, a válvula, se fechado.
No outro caso, isso apenas acontece quando o espaço anteriormente ocupado pelo gás é preenchido pelo lóbulo do rotor macho, sendo assim, todo o gás é liberado.
Tipos de misturadores
O misturador de ração tem grande importância para a indústria, em especial, quando se leva em consideração de que a etapa correspondente a mistura das rações é uma das mais importantes no preparo destes itens.
Afinal, caso os ingredientes não sejam devidamente pesados e misturados, pode ocorrer o comprometimento do resultado obtido.
Por mais que existam diferentes tipos de misturadores, os mais empregados são os horizontais e verticais.
A primeira alternativa é mais aplicada em fábricas de maior porte e pode apresentar pás ou fitas responsáveis pela movimentação da mistura para os lados, de forma que seja repartida em diversas partes.
Comumente, apresentam uma mistura mais homogênea do que a segunda opção. Já os verticais, apresentam um depósito que pode ter uma ou duas roscas na linha do eixo central.
São categorizados como menos ágeis do que os horizontais, porém, é algo que pode variar de acordo com a mistura realizada.
Por apresentar um custo relativamente baixo, são comumente aplicados em pequenas fábricas e determinadas propriedades.
Há também opções de misturadores que também podem apresentar características distintas, como um triturador acoplado.
Por meio dos itens apresentados ao longo do texto, é possível otimizar uma série de processos em diferentes segmentos.
No entanto, para usufruir dos benefícios de cada item citado, é fundamental que um profissional qualificado esteja a frente da operação, principalmente para garantir que os processos sejam realizados de forma adequada e segura.