Existem muitos itens que podem ser usados como uma conexão na indústria. Nesse contexto, a válvula pode ser usada tanto em equipamentos como nas tubulações e, além de conectar os itens, pode servir para controlar o fluxo de fluídos e a sua direção.
Confira no artigo a seguir a importância e a utilização das válvulas dentro do segmento industrial.
Válvulas industriais
Existem vários fabricantes de válvulas pois este produto é diverso e vital para indústria atual.
De modo geral, sua função é de suma importância para o funcionamento adequado de diversos equipamentos. Isso porque o objetivo deste item é a regulagem de fluxo de gases e fluidos, como dito anteriormente.
Assim, a válvula controla tanto a entrada quanto a saída dos fluxos, influenciando também na direção que eles devem seguir dentro de um sistema de tubulação.
Como informado, esse é um item de extrema necessidade no setor industrial, pois diversas máquinas e inúmeras estruturas necessitam de válvulas para poder manter o seu funcionamento em bom estado. Ela também serve para tubulações, caldeiras entre outros equipamentos industriais.
O controle de pressão é outra função deste produto, que tem como intuito ajudar a monitorar as mudanças de temperatura e fluxo dos fluidos.
De modo geral, os principais tipos de válvulas são:
- Solenóides;
- Hidráulicas;
- Pneumáticas;
- Manuais.
Mas, elas também podem ser encontradas como válvula esfera e válvula borboleta, que servem como um item de retenção, fazendo com que o fluxo possa seguir apenas por uma direção.
É possível encontrar ainda modelos de válvula diafragma, muito utilizada na indústria farmacêutica e a válvula de disco, que tem como fim a passagem de fluidos abrasivos.
Mais ainda, existem opções como a válvula de gaveta; válvula agulha; válvula globo, destinadas ao controle preciso do fluxo; válvula pistão, que serve como reguladora de fluídos e que pode transportar sólidos em suspensão; válvula assento e de expansão térmica, que são feitas para sistemas de refrigeração e também podem ser usadas para ar condicionado.
Cada tipo de válvula possui características únicas e muito peculiares, mesmo que algumas tenham aplicações bem parecidas, se mal aplicadas podem gerar muitos problemas.
Modelos de válvulas e suas especificidades
Como visto anteriormente, existe uma infinidade de válvulas disponíveis no mercado.
Por esse motivo, é importante compreender a função de cada um, de modo a aplicar a opção mais adequada para sua indústria e necessidade. Confira mais nos tópicos a seguir:
1. Válvula guilhotina
De modo geral, a Válvula guilhotina é usada para controlar e bloquear fluidos pastosos, massas ou líquidos em linha. O seu funcionamento depende de uma faca passante ou não passante.
A sua movimentação com sentido axial, faz com que sua vedação seja constante, tanto quando aberta quanto fechada. O benefício de usar a faca passante é a eliminação dos resíduos.
2. Válvula esfera bipartida
Já a Valvula esfera bipartida é um tipo rotativo, que é muito usada em vários ramos industriais. Sua principal aplicação é em sistemas de tratamento de fluídos, ou seja, para fazer o controle de fluidos.
As indústrias que normalmente a usam são farmacêuticas, químicas, sistemas de tratamento de água entre outras.
3. Válvula borboleta
Este modelo pode ser usado em várias situações, como controladora de fluídos ou para fazer isolamento total na passagem de fluídos. Seu custo normalmente é menor do que a maioria das válvulas.
Bastante usada em sistemas de pressão, possui um bom desempenho em equipamentos de combate a incêndios, sendo considerada uma válvula termostática.
4. Válvula solenoide
A válvula solenoide foi criada para ser aplicada na alimentação de fluido pneumático e para sistemas hidráulicos, fazendo o controle de cilindros, motores que sejam hidráulicos ou mais válvulas.
Esta válvula é ótima para controle de escoamento de líquidos ou de gases, sendo um dos mais recomendados dispositivos para se tratar o controle de fluxos e fluídos.
Está válvula também conta com uma comutação rápida e segura, sendo um item de alta confiabilidade e durabilidades. Uma vantagem desta válvula é que ela tem compatibilidades com muitos outros materiais.
Rolamentos
O Rolamento de esfera que vemos nos dias de hoje teve seu desenvolvimento no final do século XIX.
Nos dias atuais, este item é uma das peças mais usadas e importantes para diversas máquinas, isso porque ele permite realizar movimentos de forma mais simples e prática, pois este item reduz muito a fricção e auxilia na perda de energia.
No entanto, antes de adquirir rolamentos é preciso verificar qual o objetivo do seu projeto, para comprar o modelo adequado, verificando sempre o limite de peso, para não exceder a carga e prejudicar a solução.
Existem duas funções chaves deste item, a primeira é ele transfere movimentos, ou seja, pode suportar e guiar componentes que fazem rotação em relação a outro objeto.
Sua segunda função está relacionado a transmissão de forças, tornando a movimentação dos itens mais simplificada
Mancal
O mancal é um elemento que fica em máquinas e serve de apoio fixo para eixos.
Normalmente, eles são constituídos de uma estrutura de ferro fundido e sua tampa, ou melhor dizendo sua base, é bipartida.
O item deve ficar fixo, de modo a girar o eixo e permitir um movimento seguro e modulado.