A automação industrial é uma realidade em diversas empresas, atendendo diferentes setores de manufatura fabril. Para oferecer produtos de qualidade e poder atender todo o mercado consumidor, as fábricas precisaram se atualizar, incorporando diferentes máquinas e ferramentas nas linhas de produção.
Além disso, é essencial a capacitação de profissionais técnicos para conduzir todo o processo industrial de maneira eficaz e segura.
Outro ponto de grande importância na automação das linhas de produção está na redução dos custos. Isso se aplica desde a busca por matéria-prima, a disposição de entrada e saída, englobando toda a logística industrial e a entrega para os pontos de venda.
Linearidade e qualidade industrial
A globalização também é um fator a ser considerado quando falamos sobre as linhas de produção, envolvendo grandes indústrias corporativas que atendem o mercado mundial.
A qualidade de produtos voltados para o mercado interno e externo devem apresentar a mesma qualidade, seguindo regras básicas de fabricação, utilização de matéria-prima e distribuição mercadológica.
A aferição de equipamentos de medição faz parte de um ciclo de produção, que atende diferentes setores industriais em uma mesma planta fabril.
Os equipamentos utilizados dentro de um laboratório de pesquisas e desenvolvimento de novos produtos, com toda a ferramentaria e maquinário necessário, devem estar devidamente calibrados.
O mesmo deve ser empregado nas linhas de produção, que devem trabalhar de maneira afiada para garantir produtos uniformes, englobando quantidade, tamanho e peso, conforme o projeto inicial.
Os aparelhos de medição fazem parte de todo o processo de fabricação e, por isso, as empresas de instrumentação industrial devem contar com um corpo de profissionais técnicos, com capacidade para identificar e apresentar soluções efetivas quando seus serviços são solicitados.
Os resultados obtidos ao final de uma linha de produção estão ligados, de toda forma, a diferentes equipes de trabalho e, por isso, todo o processo deve ser acompanhado constantemente, verificando o funcionamento correto e o funcionamento das máquinas.
Manutenção preventiva
As equipes e máquinas ligadas à montagem dos produtos devem estar devidamente alinhadas para que todo o processo seja realizado de forma orgânica e funcional. Até mesmo a logística deve estar alinhada para que o mercado consumidor seja abastecido de forma constante e eficiente.
Por tudo isso, a calibração de instrumentos deve estar dentro do planejamento diário de uma empresa. Com isso, o planejamento de fabricação fica organizado, atendendo a todos os critérios de funcionamento de cada setor, com ganhos consideráveis à entrega final.
O setor de pesquisas e desenvolvimento utiliza diferentes instrumentos de medição dentro dos laboratórios. Desta forma, é preciso que as empresas de calibração de instrumentos de medição também estejam atentas às ferramentas e equipamentos utilizados dentro deste espaço.
Toda correção prévia evita perdas e danos durante o processo de fabricação de produtos. Os serviços de logística também devem estar atentos à aplicação de ferramentas e maquinários devidamente regulados.
Empresas que trabalham com produtos voltados ao setor alimentício, por exemplo, precisam contar com equipamentos e veículos refrigerados. A calibração destes equipamentos deve atender às normas de resfriamento, conforme a necessidade.
Com isso, os padrões de qualidade e segurança determinados por autarquias, como a vigilância sanitária, são seguidos à risca, desde o monitoramento durante todo o processo, passando por medições e análises qualitativas, até a avaliação final, verificando se a calibração dos equipamentos está de acordo.
Equipamentos de medição elétrica
Outro meio de medição, amplamente utilizado em diversos setores industriais, é o transdutor de posição linear, que traz luz, velocidade, temperatura e posição em sinais elétricos, que podem ser verificados por meio de sensores.
Por ser abrangente, esse tipo de equipamento pode atender diferentes parâmetros de medição, em campos variados de estudo, como:
- Tecnologia espacial, como veículos espaciais e satélites;
- Aviação civil;
- Sistemas hidráulicos;
- Automação industrial.
Para cada leitura, será preciso identificar o sinal de saída para que a aferição seja realizada de maneira correta.
A leitura pode ser feita por meio de voltagem, frequência ou corrente elétrica, que vai ser identificado pelo sensor de posição linear.
Máquinas equipadas com essa tecnologia possui uma medição precisa e segura, permitindo a atuação da automação em diferentes níveis de produção.
Desta forma, a aferição implementada nos mais diferentes setores da indústria vai depender do ambiente em que está inserido, podendo contar com diferentes instrumentos disponíveis para o desenvolvimento dos trabalhos.