Diversos setores da nossa sociedade, que trabalham em pró de criar produtos e soluções para a população, como setores farmacêuticos, clínicos e industriais, necessitam da realização de estudos e experimentação com substâncias e compostos químicos para a obtenção de componentes que são usados na fabricação de produtos e ferramentas.
Para isso, esses setores mencionados devem contar com um espaço próprio para a execução desses experimentos, lugares que são chamados de laboratórios.
Portanto, os laboratórios serão o tema central do nosso artigo. Falaremos sobre composições desses espaços, ferramentas que são utilizadas, estratégias de monitoramento e manutenção de dispositivos e aparatos.
Discutiremos a importância desses ambientes para a criação de itens muito usados para a produção industrial, fabricação de medicamentos, produtos de higiene, embelezamento e muito mais.
Continue conosco e venha entender um pouco mais sobre esse espaço fundamental para as nossas vidas.
Dispositivos comuns
Quando falamos de laboratórios, nos vem à cabeça a ideia de um espaço que trabalha com componentes químicos, misturando e criando substâncias a partir dessa mistura.
Essa é uma ideia que vem incorporada, já que muito provavelmente você já teve uma experiência laboratorial na sua escola. Mas, esses espaços são muito mais complexos, amplos e importantes do que você imagina.
Em laboratórios químicos, essas ideias não fogem muito à regra, já que nesse tipo específico de laboratório é executado diversos trabalhos a partir de estudos e experimentos de substâncias líquidas, sólidas ou gasosas, e na mistura desses componentes.
Em laboratórios químicos, existem diversos tipos de equipamentos que são indispensáveis, fundamentalmente, os dispositivos de vidro, como a proveta laboratório, que tem a função de realizar a medição de componentes líquidos.
A gama variada de setores laboratoriais não é determinante para a variação dos equipamentos utilizados. Muitos dos itens dispostos em um ambiente laboratorial podem ser usados para diferentes necessidades, e são extremamente importantes para o estudo de alguns componentes.
Um desses equipamentos que é muito comum em laboratórios, é o microscópio. Este é um instrumento que permite uma ampliação da visualização dos componentes estudados, por meio de alguns mecanismos.
Esses mecanismos podem variar, de acordo com a tecnologia do equipamento. Por exemplo, existem microscópios que trabalham com uma lente que possibilitam a visualização no próprio equipamento.
Atualmente, também há dispositivos mais modernos, como o microscopio eletronico, que permite a visualização do elemento analisado em uma tela de um computador, o que facilita ainda mais o trabalho.
Além disso é fundamental estar atento às instalações elétricas com o uso da régua de tomadas 20a, realizando o monitoramento de corrente elétrica e tensão.
Laboratórios industriais
Nas indústrias, os trabalhos laboratoriais são importantíssimos para análises e determinação de compostos e substâncias que são muito usuais nas máquinas e ferramentas industriais.
Em indústrias metalúrgicas, por exemplo, que trabalham, fundamentalmente, com materiais metálicos, é necessário a realização de estudos e operações profundas desse tipo de material.
Podemos citar práticas e aplicações muito recorrentes nos laboratórios industriais, como o ensaio de dureza brinell, que é um método usado nesse setor industrial para a medição da dureza de materiais como os metais, determinando os próximos passos que devem ser seguidos com essa matéria prima.
Em relação à indústria e outros tipos de segmento, existem especialidades voltadas ao impacto ambiental realizando uma análise química do solo, com objetivo de verificar as condições ambientais, evitando danos ao meio ambiente.
Essa análise serve tanto para a indústria, como na construção civil e para licenças ambientais.
Laboratórios clínicos
Já em laboratórios clínicos, métodos e estratégias se diferem, justamente pela necessidade do atendimento das pessoas.
Os laboratórios clínicos são fundamentais para a fabricação de soluções, como remédios, que são amplamente importantes para a vida de algumas pessoas.
Além disso, são nesses tipos de espaços que ocorrem laboratório exames, ou seja, exames corriqueiros ou emergencial para a realização de analises clinicas acerca das condições do paciente.
Alguns exames que são muito recorrentes nesses laboratórios são:
- Exames de sangue;
- Exames de urina;
- Exames de fezes;
- Exames de colesterol;
- Hemograma.
Composição do espaço
Para finalizar, não podemos deixar de falar sobre a importância da segurança e melhoria do ambiente nesses espaços. Independente, de onde estiver inserido o laboratório, é necessário que o local seja coberto de sistemas de proteção, como sistemas de incêndio, itens básicos de segurança como vestimentas apropriadas, câmeras de monitoramento, entre outros.
Além disso, é preciso que o ambiente seja o mais salubre e confortável possível, para que os profissionais obtenham o melhor desempenho.
As práticas e estudos realizados em um ambiente laboratorial deixam, por exemplo, o ar poluído e aquecido. Por isso, um Sistema de Exaustão é imprescindível.
Por meio de componentes como ventiladores e exaustores, esse sistema compreende a realização da ventilação do ar e também da troca do ar ambiente poluído e quente, por um ar externo mais agradável.