Indústria: misturadores e serviços

O uso de misturadores se dá em diversas indústrias, assim como a utilização de outros equipamentos muito dissuadidos nesse meio.

A manutenção do local e do uso desses equipamentos às vezes é pouco compreendida e não é feita de forma eficaz, o que, em alguns casos, pode danificar o maquinário ou ter uma produção com nível de eficácia e produtividade abaixo do esperado. Para entender um pouco melhor sobre essa área de várias indústrias, confira o artigo.

Misturadores

misturador industrial se trata de um equipamento que dispõe de vários modelos com características e funções diferentes para atender áreas finais dos mais diversos setores industriais. Abordaremos abaixo alguns modelos mais presentes no mercado.

Misturadores de duplo braço

São misturadores que contém duas hastes para misturar e um potente motor, normalmente indo de 20 a 30 RPM (Rotações Por Minuto). Sua capacidade de trabalho por litros depende do tamanho e é possível encontrar com suporte até 6.000 L no mercado.

Misturadores de dispersão

É um misturador mais específico, que conta com um processo de dispersão embutido, cuja principal função é separar certos elementos do produto que está trabalhando e misturar os demais, se usa, em alguns casos, a temperatura para causar uma reação de dispersão no produto que deseja separar.

Misturadores Sigma

É um tipo de equipamento que conta com eixos no modelo “Z”, muito aconselháveis para misturar elementos de baixa ou alta densidade, geralmente é um equipamento muito utilizado por garantir uma produtividade maior por ter um processo mais rápido que outros equipamentos.

Em alguns casos pode ter um adicional chamado de “separador”, como o nome já indica, tem a função de separar um elemento em específico dentro do misturador.

Misturadores de tamboreamento

Esse equipamento tem um processo de mistura muito mais “natural”, afinal funciona de forma semelhante à uma betoneira, onde o seu tambor gira horizontalmente e realiza a mistura dos componentes dentro do tambor. Muito indicado para misturar certos tipos de materiais porosos e líquidos de alta maleabilidade.

É possível achar no mercado em alguns modelos, como:

  • Em y;

  • Em forma de barril;

  • Em V;

  • Em duplo cone.

Cada tipo conta com suas especificações e deve-se se atentar a demanda de material para adquirir ou alugar o modelo correto.

Caso surja interesse, saiba que misturador preço é acessível e compatível com a relação custo-benefício que esse material pode trazer para certas indústrias.

Transporte de maquinário

O maquinário industrial é do mais diverso, indo desde pequenas peças até grandes maquinários que podem pesar toneladas.

Deve-se então dar uma atenção especial para o transporte desse tipo de produto, primeiro pelo seu peso e delicadeza, a maior parte desses maquinários possuem peças com encaixes leves.

Segundo pelo seu valor, maquinários pesados geralmente são caros e em caso de perda podem gerar um prejuízo grande para a empresa.

Esse processo se chama remoção industrial, que hoje segue uma cartilha de medidas que beneficiam – e muito – o produtor, um exemplo é a remoção de aparelhos pesados sem atrapalhar o andamento do trabalho no local.

Certas empresas realizam antes do efetivo transporte uma avaliação do trabalho, do piso, do peso e do material para entender qual é a opção mais viável para retirar o maquinário sem ter que parar a operação no local.

Algumas empresas oferecem ainda transportes rastreados para que o dono possa acompanhar em tempo real onde está o seu equipamento.

Munck

Para esse processo de transporte é utilizado um caminhão chamado de munck, basicamente um guindaste na traseira de um caminhão, que facilita muito o transporte de cargas pesadas.

Em alguns casos é utilizado para montagem de pequenas estruturas, ajudando a encaixar de forma eficaz todas as matrizes para subir a construção.

Existe também uma espécie de munck em que o guindaste tem uma elevação maior do que a comum, normalmente usado para elevar peças para que outros guindastes posicionados numa área mais alta possam continuar a elevação do objeto.

Como podemos ver, é um mercado emergente que conta com ampla variação de maquinários, peças e modelos. É válido ressaltar a importância de analisar corretamente a demanda de material atual e futura, para realizar de forma correta a locação de maquinas que respondam de forma adequada ao seu produto e cliente.

Inclusive um benefício muito alto da locação é que geralmente existem empresas responsáveis por entregar o produto no local pronto para uso, processo que como vimos, requer atenção.