No setor industrial, os principais requisitos para ter mais produtividade, competitividade e qualidade nos serviços e produtos desenvolvidos e ofertados é a segurança e otimização. Contudo, a palavra segurança é muito abrangente, principalmente no que se refere à indústria.
Atualmente, ao abordar segurança dentro da indústria, é preciso contemplar tanto os impactos internos quanto externos.
Com isso, há segurança estrutural, sistemas de segurança à propriedade, sistema de segurança das máquinas e equipamentos e peças, além de processos de segurança a saúde dos trabalhadores, da comunidade ao entorno e do meio ambiente.
Compreender a importância da segurança industrial em sua totalidade faz com que seja possível ter uma empresa melhor e mais competitiva dentro do mercado, sendo uma referencia de qualidade a todos.
Projeto SPDA, o que é?
O projeto SPDA (sistema de proteção contra descargas atmosféricas), é popularmente conhecido como projeto de para raios e tem como principal objetivo promover um espaço mais seguro quanto aos impactos que podem ser causados pelos raios, principalmente em prédios e estabelecimentos industriais.
Atendendo a uma exigência obrigatória do corpo de bombeiros, ele precisa ser instalado em:
- Depósitos e fábricas de materiais inflamáveis;
- Construções com mais de 30 metros de altura;
- Edificações com mais de 1500 m² (comércios e indústrias);
- Subestações de energia;
- Edificações de valor histórico e cultural;
- Ambientes com alta circulação de pessoas.
Demais instalações precisam ser avaliadas de acordo com o nível de risco que cada uma apresenta.
O seu desenvolvimento e instalação contribui para minimizar ou evitar incêndios elétricos, rachaduras nas estruturas, explosões, perda de máquinas e equipamentos eletrônicos e riscos a integridade física das pessoas e animais.
Portanto, a montagem de para raios é essencial e precisa ser desenvolvida de acordo com as especificações do projeto, atendendo a todas as normas de segurança. Isso inclui os devidos itens de proteção individual ao trabalhador, visto que é um trabalho executado em locais altos e com eletricidade.
A segurança na montagem industrial
O projeto de montagem industrial é essencial para que haja funcionalidade, organização, segurança e otimização dentro das fábricas.
Produzido com o propósito de atender todas as demandas e áreas da empresa, a segurança se faz presente em diversos momentos, desde a escolha dos profissionais para seu desenvolvimento até sua finalização.
Abrangendo algumas áreas da construção, a equipe precisa ser diversificada, atuando com profissionais que entendam de construção industrial, mecânica, automação e elétrica industrial, responsável por prover os pontos de energia necessários em cada localidade.
Dentro do projeto elétrico, que precisa ser desenvolvido a parte devido as suas complexidades e normas de segurança, há itens e processos que precisam ser contemplados.
Dentre eles, há aqueles que servem como sustentação e proteção, como o isolador para barramento, utilizado para que os condutores não se choquem entre si e também serve como um reforço mecânico de sustentação e fixação dos cabos e fios.
Dessa maneira, o projeto de montagem é completo, seguro e eficiente, evitando que problemas técnicos sejam problemas em instalações futuras.
Além disso, a inspeção dos bombeiros pode ser realizada sem que sejam necessários reparos e consertos em estruturas já finalizadas.
Manutenção industrial
Um outro processo que garante a segurança dentro dos ambientes industrias é a manutenção. Na prática, ela é necessária para a conservação dos equipamentos e para que o ambiente não maximize os índices de vulnerabilidade e de acidentes.
Com isso, a segurança consegue ser reforçada e a produtividade também.
Um dos processos que precisa ser priorizado nos cronogramas de atividades de manutenção é o reparo de compressor de ar que serve tanto para as máquinas quanto para os ambientes.
Com manutenções periódicas, muitos sistemas de compressores de ar podem funcionar adequadamente. Basicamente, esses sistemas são compostos por válvulas de segurança e filtros, que tornam o ar melhor em sistemas como ar condicionados.
Assim, é necessário investir em uma equipe que atenda todas as demandas com precisão e qualidade.
Não apenas os sistemas de compressão, mas também os sistemas automatizados em que operam todas as máquinas e equipamentos de maneira automática é necessário manter uma regularidade nas operações.
Isso porque a verificação dos sistemas elétricos e mecânicos dos maquinários também fazem com que as indústrias e seus ambientes sejam seguros e bem produtivos.
Contemplando todas as demandas para um espaço seguro, as indústrias conseguem ter mais destaque e competitividade no mercado, contribuindo para um desenvolvimento sustentável da sociedade, atendendo todas as suas demandas e, ao mesmo tempo, diminuindo os impactos socioambientais negativos ocasionados pelas industrias.