Instalações elétricas industriais

As empresas e indústrias demandam de diversos componentes para que os processos funcionem, e um desses procedimentos é a instalação elétrica.

Isso acontece porque toda a rotina de produção precisa de suprimento de energia elétrica eficiente para que o desempenho ocorra de forma plena. Por conta disso é de grande importância a instalação de redes elétricas industriais.

Para que a rede de uma indústria seja feita com qualidade é preciso o uso de muitas ferramentas como a colocação de um quadro elétrico externo que ajuda no controle e na organização de todos os equipamentos ligados na rede, estabilizadores e outros tipos de componentes elétricos.

Assim, a instalação elétrica industrial para ser colocada de forma correta precisa de um plano elétrico elaborado por profissionais e empresas especializadas nesse serviço.

No decorrer desse artigo iremos falar sobre alguns pontos extremamente importantes relacionados às instalações elétricas industriais.

Entendendo a instalação elétrica industrial

A instalação elétrica industrial consiste de forma geral a utilização de um conjunto de fios, cabos, estabilizador de voltagem, e outros acessórios que quando coordenados entre si permitem que a indústria tenha uma boa alimentação elétrica.

Assim, é muito importante que todas as instalações sejam feitas com profissionais capacitados.

Para que uma instalação elétrica seja realizada de forma correta é preciso o uso de muitos componentes, e alguns deles iremos tratar abaixo:

  • Quadro de distribuição principal;
  • Linha elétrica;
  • Ponto de entrega;
  • Ponto de utilização;
  • Ponto de tomada.

O quadro de distribuição permite que a entrada da linha elétrica seja garantido dentro da instalação industrial. A linha elétrica é a energia elétrica que sai da edificação.

O ponto de entrega é a conexão da concessionária de energia com a instalação industrial. O

ponto de utilização é a conexão da energia elétrica em um de modo a garantir que a máquina seja utilizada.

O ponto de tomada é a conexão da energia elétrica em um filtro de linha ou estabilizador de modo que as máquinas sejam alimentadas pela energia elétrica.

Outro ponto importante dentro da instalação elétrica é o uso de equipamentos que garantem a segurança da rede quando ocorrem falhas, curto-circuitos e sobrecargas.

As cargas e sobrecargas que acontecem na rede resultam no aumento da temperatura dos cabos podendo gerar incêndios e acidentes.

Por conta disso é preciso utilizar os chamados disjuntores. Os disjuntores são equipamentos usados para proteger a rede elétrica de escapes de tensão e corrente.

Há dois tipos de disjuntores presentes, o DPS (Disjuntor diferencial contra surtos de tensão) e o DR (disjuntor diferencial residual).

Assim como o transformador 5000va é usado para transformar correntes e fazer o equipamento funcionar, assim são os disjuntores, servem para proteger o equipamento e seu funcionamento.

O disjuntor DPS funciona no sistema de para raios, atuando quando ocorre uma descarga elétrica no sistema, e assim evita a queima dos equipamentos.

O disjuntor DR atua desarmando todo o sistema quando há fuga de corrente ou então o curto-circuito. O disjuntor é, geralmente, ligado a uma cabine primária que possibilita a entrada de energia elétrica ligada a um sistema de média tensão.

O uso dos disjuntores devem atender as normas e regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 5410 que indica como é feito o uso desse equipamento para garantir à segurança de curtos e acidentes.

Projeto elétrico industrial

Para que a instalação elétrica aconteça de forma correta é necessário elaborar o projeto elétrico industrial.

Esse planejamento permite a visão global das etapas, como da captura da energia até chegar no equipamento.

Para elaboração do projeto é preciso saber algumas informações como:

  • A garantia de suprimento de carga;
  • Variações de tensão;
  • Tipos de sistema de suprimento;
  • Condições satisfatórias.

Grande parte da instalação elétrica industrial está na instalação de perfil de alumínio estrutural arrumando todas tubulações e quanto ao suprimento de energia.

O suprimento de energia depende sempre da concessionária, dessa forma, se o suprimento da energia local não for suficiente é importante buscar outras formas de suprimento de energia elétrica. Assim, tudo isso deve ser discriminado no projeto elétrico.

Vimos então que as instalações elétricas residenciais são essenciais para que os processos sejam garantidos.

Para que ele se desenvolva de maneira adequada é bastante importante a elaboração de um projeto elétrico industrial, de modo que essas instalações sejam eficientes.