A organização de espaços dentro de uma planta fabril é muito importante, pois garante a movimentação de carga e descarga de matéria-prima, por exemplo, assim como nos processos relacionados à linha de produção e distribuição ao mercado consumidor.
A logística empregada em um ambiente industrial eficiente depende de um planejamento estratégico inteligente, buscando a redução de custos, otimização de tempo e menor esforço braçal, garantindo a saúde e segurança dos funcionários.
Para isso são utilizados diversos equipamentos disponíveis no mercado, atuando de maneira precisa em cada espaço, com profissionais capacitados e equipamentos de proteção individual e de terceiros presentes no ambiente.
A tecnologia também é aplicada na logística industrial, transformando os espaços dedicados à movimentação de cargas se aproximando da era digital, criando ambientes integrados e promovendo a comunicação entre diferentes setores.
Isso facilita o processo de trabalho, proporcionando mais benefícios e ganho de agilidade, eficiência e redução de tempo gasto em procedimentos comuns, com diversas vantagens, como:
- Interligação de setores;
- Automatização de tarefas;
- Otimização de tempo;
- Organização espacial.
Para tudo funcionar de maneira correta, as empresas investem em diferentes máquinas e equipamentos, além de ferramentas e veículos desenvolvidos para o transporte e movimentação de cargas e mercadorias, em diferentes etapas evolutivas dentro da transformação da matéria-prima.
Setores dependem de veículos apropriados
A dimensão territorial e a disposição de ambientes industriais varia de acordo com a empresa e as necessidades de espaço. A presença de um depósito para o estoque de materiais primários utilizados na linha de produção é sempre necessário, assim como um local para a armazenagem dos produtos finalizados e prontos para a distribuição.
Para cada local é preciso que a equipe responsável pela logística tenha noção de gerenciamento, empregando veículos apropriados para cada tarefa. Muitas empresas terceirizam este tipo de serviço, investindo em locação de empilhadeira movida a combustível fóssil ou etanol, para trabalhos com carga pesada em áreas externas.
Os custos devem estar dentro do planejamento de negócios da indústria, o que vai determinar a necessidade de compra em equipamentos e contratação de mão de obra especializada, ou manter parcerias comerciais com empresas terceirizadas, o que pode valer a pena ao final das contas.
Em ambientes internos, como depósitos e armazéns industriais, a presença da transpaleteira elétrica é mais comum. Como é um veículo compacto, a utilização é celebrada pelos trabalhadores, já que facilita a realização das tarefas de maneira eficiente, com total segurança e praticidade.
A operação e o manuseio deste equipamento fica sob a responsabilidade de funcionários treinados e capacitados, entendendo os limites proporcionados na movimentação de carga, tanto no sentido horizontal quanto no vertical.
Ambientes fechados precisam de mobilidade
Os galpões destinados ao armazenamento de produtos conta com diferentes disposições de estantes e mobiliários. Os corredores tendem a ser cada vez menores, para melhor aproveitamento de espaço. Por isso, muitas empresas utilizam a paleteira dentro destes lugares, com o objetivo de transportar cargas pesadas apenas no sentido horizontal, ou seja, no nível do solo.
Os depósitos e armazéns que contam com pé-direito alto e, consequentemente, com espaços aproveitados no sentido vertical, precisam implementar veículos de movimentação que atendem às necessidades do local.
Com isso, os operadores são habilitados para a condução de veículos como a paleteira manual, que atende de forma eficiente à necessidade de armazenamento em altura.
Independente dos modelos, esses equipamentos são muitos ágeis, compactos e resistentes, suportando cargas de até duas toneladas.
As operações são realizadas em menor tempo, quando comparado a outros ambientes semelhantes que não possuem esse tipo de veículo.
Importante destacar que, mesmo com uso intenso, a tecnologia também está presente, tanto na aceleração quanto na frenagem, facilitando a movimentação de cargas em números cada vez maiores.
Trabalho em altura com equipamento correto
A segurança dos trabalhadores é muito importante, ainda mais por estarem respaldados pela lei trabalhista federal. Dessa forma, as empresas empregam diferentes equipamentos no ambiente industrial, além dos equipamentos de proteção individual.
O uso de plataforma elevatória tesoura em armazéns e depósitos facilita a disposição de matéria-prima e mercadorias finalizadas, dentro dos espaços reservados para este tipo de ação.
Com a carga e descarga facilitada pelo uso de paleteiras, esse equipamento complementa o trabalho de forma segura e eficiente, com a possibilidade de movimentação sobre o tablado que são compostas as plataformas tesoura.
Devido a isso, o trabalhador pode subir em diferentes níveis de altura, disponibilizando os produtos de maneira correta sobre as prateleiras.
Dependendo do espaço disponível, até mesmo as paleteiras simples sobem junto, facilitando a logística, assim em todo o campo industrial, nos mais diversos segmentos de atuação.