Manutenção industrial garante funcionamento e segurança ambiente

O cenário industrial vem passando por diversas modificações, principalmente com a presença de novas tecnologias implementadas nas linhas de produção e na logística empregada na entrada de matérias-primas e saída de produtos manufaturados para o mercado consumidor.

Entre todos os processos que ocorrem dentro de uma fábrica ou indústria , a manutenção está entre as tarefas mais importantes, pois ela reflete em produtividade, eficiente e qualidade dos produtos fabricados e que chegam às residências e estabelecimentos comerciais em todo o território nacional.

É importante destacar que não é apenas o público interno que aproveita as mercadorias produzidas por aqui. O mercado externo é amplo e variado, com boa aceitação em diversos países, nos cinco continentes.

Dessa forma, a qualidade deve seguir um padrão de nível internacional, refletindo, até mesmo, na comercialização e economia dos mais diferentes setores da indústria.

Há diferentes práticas referentes aos cuidados de máquinas, ferramentas e equipamentos presentes nos ambientes industriais, que podem ser divididos em seis modelos distintos de manutenção:

  • Preventiva;
  • Corretiva;
  • Condições;
  • Quebra;
  • Baseada no tempo.

Todas contam com uma importância significativa, mas a manutenção preventiva e a corretiva são as mais comuns dentro do chão de fábrica.

Elas podem ser realizadas de acordo com a periodicidade implementada pela equipe responsável, valorizando a integração entre setores.

Sendo assim, os processos são realizados de acordo com as diferentes áreas de produção, interferindo, o mínimo possível, em períodos de ociosidade, evitando prejuízos ou instabilidade produtiva.

Oficinas de usinagem: trabalho de via dupla

Os setores industriais são divididos de acordo com os processos de trabalho e a responsabilidade dentro do planejamento de funcionamento dos processos industriais.

A oficina de usinagem tem um trabalho de via dupla, pois, ao mesmo tempo que está à disposição para a produção de peças que são desenvolvidas para projetos específicos, a máquina cnc (controle numérico computadorizado) pode receber atualizações de programas ou substituição das peças que fazem o trabalho de usinagem.

Formada por diferentes peças atuantes no desbaste da matéria-prima, as ferramentas utilizadas na oficina de usinagem precisam ser substituídas conforme o uso constante nas tarefas realizadas.

Além da furadeira, fresadora e entalhadeira, a tecnologia aplicada pelo torno cnc é muito utilizada para projetos específicos ou quando há necessidade de produção em série.

O mercado oferece máquinas completas, com funções variadas, que precisam de manutenção preventiva constante para garantir a qualidade dos trabalhos realizados ao longo do tempo.

Características determinam modelo de manutenção

As máquinas de usinagem são desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada ambiente industrial. Dessa forma, a manutenção pode variar conforme os procedimentos de trabalho e as funções aplicadas pelo instrumento de trabalho dos operadores.

Os custos de manutenção também são variáveis, como é o caso do servo motor preço praticado pelo mercado pode variar de acordo com o tipo de equipamento e, até mesmo, o fabricante, que pode ser nacional ou importado, interferindo no orçamento final.

As características de cada máquina devem ser respeitadas, por causa das especificidades presentes. Nesses casos, para evitar qualquer procedimento errôneo, o profissional responsável pela manutenção deve se atentar às instruções do fabricante e às peças utilizadas para substituição ou correção.

Para uma prevenção garantida, os operadores podem usar um desengripante spray em peças que se movimentam, evitando o surgimento de ferrugem em materiais metálicos e nos componentes de movimentação das máquinas de usinagem.

Lubrificação constante sem excesso

As partes metálicas, aliás, são resistentes e fazem parte da maioria das composições de máquinas e ferramentas industriais. Em conjunto com os motores, peças de borracha, como correias e correntes de movimentação, atuam na movimentação dos equipamentos utilizados no ambiente industrial.

A manutenção preventiva realizada pelos operadores pode ser feita com a aplicação de um lubrificante silicone, que garante diversos benefícios para o instrumento de trabalho, como:

  • Diminuição de atrito;
  • Atuação selante;
  • Resistência à oxidação;
  • Suporta altas temperaturas.

Tarefas simples podem ser realizadas pelos operadores de máquinas industriais. Para a equipe responsável pela manutenção, de forma geral, é possível mesclar os tipos de manutenção, identificando os problemas e as soluções mais adequadas.

Com isso, é possível estabelecer dentro de um planejamento organizacional, a relação que melhor reflete em custo preventivo e corretivo, assim como a substituição de peças desgastadas e uso de lubrificante spray, de acordo com os benefícios que cada máquina produz dentro do ambiente industrial.