Seja em ambientes industriais ou em armazéns, contar com um elevador para cargas é algo de primeira necessidade.
Como ele não precisa de casa de máquinas, sua estrutura é mais enxuta, o que permite que ele seja instalado em praticamente qualquer espaço.
Entretanto, essa intervenção deve ser planejada como qualquer outra.
Afinal, a instalação deve ser segura, eficiente e adequada às características da edificação onde será implantada.
Por conta disso, é fundamental que o projeto elevador de carga seja feito por um profissional, que analisará tanto as instalações quanto os materiais que serão transportados por ele para indicar quais as melhores medidas a serem tomadas.
Independentemente disso, há algumas peças básicas, que devem estar sempre presentes no projeto. Confira algumas delas a seguir:
Moitão
Presente em guindastes, caminhões munck e sistemas de roldanas, o moitão para elevação de carga é um aparato muito comum em ambientes industriais.
Trata-se de uma espécie de gancho que, por ser confeccionado em materiais resistentes, pode ser usado para içar diversos tipos de objetos. Normalmente, ele é empregado com o auxílio de um sistema de cordas ou roldanas.
Entretanto, ele também pode compor equipamentos de elevação de cargas, para que o processo seja feito de maneira mais segura.
No caso dos elevadores de carga, ele serve para elevar e baixar a cabine ou plataforma que serve para transportar a carga ou os passageiros em questão.
Vale ressaltar que o modelo apropriado deve ser escolhido e instalado conforme as instruções de um profissional qualificado, como um engenheiro.
Além disso, a capacidade máxima das peças deve ser respeitada sempre: forçá-la para além do que ela foi projetada pode causar desde pequenos defeitos até acidentes graves.
Correias
Porém, por mais importante que o moitão seja, ele, por si só, não é capaz de elevar cargas ou mesmo a cabine de elevadores: é preciso que haja uma fonte de energia para que ela se mova.
Por conta disso, equipamentos de elevação de cargas costumam contar com um motor, cuja função é gerar a energia mecânica necessária ao funcionamento do equipamento.
Este item, por sua vez, também depende de certas peças para funcionar corretamente.
Uma delas é a correia dentada, absolutamente fundamental para o seu funcionamento. Isto pois sua função é nada mais nada menos do que conectar todas as engrenagens e peças, permitindo que a energia mecânica circule ao longo de toda a instalação.
Por conta disso, é fundamental que o item seja adquirido de um estabelecimento de confiança, e tenha sido confeccionado por uma fábrica de renome no mercado.
Isto pois, como esta peça é a grande responsável por todo o funcionamento do motor, um rompimento ou qualquer outro defeito faz com que ele simplesmente pare de funcionar.
Por conta disso, estes itens também são conhecidos como correias sincronizadas.
Engrenagens para elevador
Normalmente, os motores de elevadores são elétricos. Por conta disso, quando há falhas na rede de distribuição, eles deixam de funcionar por completo.
Para entender a importância da eletricidade no processo, é preciso se lembrar da Lei de Lavoisier: nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.
No caso da energia, não é diferente: a força mecânica usada para que o equipamento funcione nada mais é do que a energia elétrica, que passa por uma conversão.
O processo, porém, não se encerra com a transformação da energia: ela precisa chegar às peças móveis. Isso, por sua vez, é feito por cada engrenagem.
Assim, por mais importante que a correia seja, ela também depende de engrenagens bem posicionadas para funcionar corretamente.
Pequenos componentes em geral
Por mais que todos esses aparatos sejam fundamentais para que elevadores de carga funcionem de maneira segura e eficaz, também há itens que, apesar de pequenos, asseguram a estabilidade da estrutura. São eles:
-
Pregos;
-
Parafusos;
-
Máquinas de solda (unem as partes metálicas);
-
Grades, que isolam a área do elevador e evitam acidentes.
Cabo de aço
Por último, mas não menos importante, está uma peça fundamental para o funcionamento do aparato: os cabos de aço.
São eles que, atrelados ao moitão, sobem e descem a plataforma ou cabine do equipamento, permitindo que ele exerça efetivamente a função para a qual foi projetado.
Para evitar acidentes, também é indicado que ela seja adquirida junto a um fornecedor de confiança.