A segurança no ambiente industrial precisa ser estudada de diversas formas para garantir uma proteção adequada. De modo geral, as empresas visam garantir a segurança nos ambientes industriais para reduzir números de acidentes e abordar – ao máximo – questões preventivas e melhoria na qualidade de vida de todos os trabalhadores.
Dentro do ambiente industrial isso pode ser trabalhado de diversas formas, como criando uma comissão interna de prevenção a acidentes, com programas de saúde ocupacional, observar e realizar levantamentos de riscos, eliminar possíveis ameaças e manter o local organizado.
Confira no artigo a seguir algumas formas de tornar o seu ambiente industrial adequado e mais seguro para o desenvolvimento das atividades.
Automação industrial
A automação industrial é um processo aplicado dentro de indústrias por meio do uso de tecnologias avançadas, implementando softwares, hardwares e máquinas para a produção diária de acordo com o segmento da indústria.
Alguns objetivos que a automação procura aplicar dentro da indústria é implementar serviços de ótima qualidade com o menor custo possível, visando alguns detalhes, como:
-
Melhorar a produtividade dentro da empresa;
-
Reduzir os custos e aumentar a qualidade do produto;
-
Melhorar as condições de trabalho aumentando a segurança;
-
Realizar operações que seriam manual automaticamente;
-
Simplificar qualquer operação e manutenção no ambiente industrial.
O principal objetivo da automação é implementar dentro da empresa projetos e serviços que possam facilitar e trazer autonomia para todos os funcionários, reduzindo ao máximo o esforço físico dentro e fora do ambiente de trabalho.
Segurança do trabalho no ambiente industrial
A segurança do trabalho é composta por um grupo de profissionais responsáveis por cuidar dos funcionários da empresa, procurando formas de prevenir e protegê-los, garantindo um melhor bem-estar.
A segurança dentro do ambiente profissional envolve todo tipo de conhecimento possível, como engenharia, medicina, enfermagem, tecnologia e produtos EPI (Equipamentos de Proteção Individual).
A legislação trabalhista exige que toda a parte de segurança seja tratada da melhor maneira possível, sendo possível encontrar 30 normas regulamentadoras e diversos decretos e leis complementares, explicando o que deve ser imposto dentro da empresa.
NR 12 – O que é?
O laudo NR 12 é um laudo técnico de máquinas e equipamentos, mais conhecido como um documento feito por especialistas devidamente formados, como engenheiro mecânico para procedimentos mecânicos, eletricistas para sistemas elétricos e etc.
Todos os laudos precisam ser emitidos e em seguida registrado com todos os dados da máquina do cliente, como nome, categoria, análise de riscos, lista de prioridades, sistema de segurança e emergência, entre outros.
Onde emitir o laudo NR12?
A emissão do laudo precisa ser feita por profissionais com formação na área de engenharia, em muitos casos é necessário ter pós graduação em segurança do trabalho.
Para quem procura um resultado de qualidade pode exigir um pouco de experiência e atender alguns critérios como: Ter facilidade em realizar análises de nível e redução de riscos, ter treinamentos de auto avaliação e metodologias, além de ter capacidade de inspecionar locais perigosos para os atuais padrões de máquinas.
Sensores temperatura pt100
O sensor temperatura pt100 é indicado para quem procura trazer mais segurança para os ambientes em que circulam muita corrente elétrica.
Assim, a pessoa está sujeita a evitar perturbações elétricas e de intempéries em estufas, fornos e etc. Esse sensor emite um alerta a partir do momento que a temperatura se altera ao ponto de apresentar algum risco, com isso tem ganhado uma reputação de precisão, por trazer conforto e estabilidade.
Atualmente, é possível encontrar diversos modelos de sensores. Mas, como padrão eles, consistem em uma extensão que possui um fio extremamente fino e frágil que é protegido por um tubo de vidro ou cerâmica.
O produto é bem frágil, por isso ao ser instalado é colocado dentro de uma sonda para protegê-lo, evitando qualquer contato com materiais que podem danificá-lo.
Painel de disjuntores
O painel de disjuntores, mais conhecido como quadro de distribuição ou painel elétrico, é um material agregado ao sistema que tem como função entregar energia elétrica e dividir – por meio dos circuitos – para todo do ambiente.
Sendo assim, o painel de distribuição é o responsável por receber a energia de uma indústria e dividir esta energia para todo o local através do subcircuito que funciona com um fusível e um disjuntor.
Como funciona a montagem de painéis elétricos?
O painel elétrico pode ser feito a partir do compartilhamento modulares, que serve para acomodar todos os dispositivos eletrônicos.
A montagem de painéis elétricos são feitas com estruturas de chapas metálica, com dobras perfuradas, assim é possível realizar o fechamento, caso seja necessário.
Essa montagem deve ser realizada com materiais capacitados para evitar quaisquer tipos de falha ou incidente, assim também é possível facilitar a operação diária e a manutenção regular.