A indústria é composta por vários segmentos que podem ser considerados complexos e que precisam de atenção e cuidado técnico para serem realizados. Um deles refere-se à montagem industrial, que não pode ser feita em qualquer lugar.
Vários detalhes precisam ser vistos antes da instalação ser feita. Além disso, as emissões gasosas, instalações hidráulicas e outros elementos podem comprometer a segurança do local e dos funcionários, afetando a saúde e a produtividade.
Por isso, a indústria precisa seguir normas técnicas de segurança que atuam para que sua regulamentação ocorra e previna os acidentes, enquanto possibilita uma produção adequada.
Diante da importância dessa temática, este artigo vai explicar sobre os procedimentos para montagem industrial por meio do uso de galpões industriais, assim como o controle das emissões gasosas dentro do setor. Confira!
Galpões para montagem industrial
A indústria e suas produções são fundamentais para a sociedade. Mas, para que ela comece a funcionar e desempenhar suas funções, é necessário decidir onde instalá-la.
Geralmente, as indústrias são instaladas em galpões industriais que são feitos por empresas construtoras de galpões, especialistas no segmento industrial.
Contudo, não basta somente desejar realizar a instalação de um galpão. É importante também ter um projeto voltado a outras instalações fundamentais. São elas:
- Instalações elétricas;
- Instalações hidráulicas;
- Instalações pneumáticas;
- Instalação das máquinas;
- Instalação dos processos de automação industrial.
Ou seja, essas são apenas algumas das diversas instalações que precisam ser feitas dentro do ambiente industrial para evitar acidentes durante da produção.
Muitas dessas instalações já começam com a construtora de galpões industriais, no processo de construção do local.
Para isso, é preciso basear em um excelente projeto técnico, que siga as normas técnicas estabelecidas pela ABNT, Associação brasileira de normas técnicas.
Além disso, é importante instalar mecanismos de segurança, prevenção diante de incêndios, placas de sinalização, extintores e outros materiais e acessórios que garantam a segurança e a minimização de riscos.
Após essa construção, a indústria precisa passar por inspeção técnica para verificar todos os detalhes que implicam em seu funcionamento.
Lavador de gases na indústria
Os procedimentos industriais podem gerar diversas reações químicas e, como produto, os gases.
Esses gases podem ser tóxicos ou não, ao mesmo tempo que também podem ser contaminantes. Por isso, é importante que o ambiente industrial seja bem equipado com o objetivo de controlar a emissão desses gases, que podem influenciar em variações de temperatura e pressão dentro do ambiente.
Um dos equipamentos importantes nesse cenário é o lavador de gases. Isso porque esse equipamento controla a poluição atmosférica e remove partículas que sejam contaminantes.
Além disso, esse equipamento consegue reduzir a emissão de vapores considerados ácidos, promover o controle de odor e propiciar a despoluição dos tanques industriais.
Seu funcionamento depende da pressão de uma bomba de água, em que as partículas do gás ficará retida nessa água.
O lavador de gases industriais vai contar com alguns reagentes químicos para neutralizar as substâncias que são consideradas poluentes.
Esses lavadores são altamente resistentes à corrosão e reações gasosas que sejam tóxicas. O uso desse equipamento é fundamental para manter o ambiente industrial saudável e funcionando corretamente.
Outro tipo de lavador é o lavador de fumaça. De modo geral, o ar em poluição industrial pode compor diversos elementos que vão desde a gordura, até vapor, poeira e a fumaça.
Nesse caso, essas partículas são levadas a um exaustor, no qual passarão por lavadores, por coifas e dutos de lavagem.
Além de serem depositados em um reservatório com água, eles são redirecionados ao meio ambiente livre de poluição, tendo o seu cheiro minimizado. Ou seja, essa é uma ação muito importante para que a indústria consiga evitar a poluição atmosférica e reduzir impactos.
Um setor bastante interessante dentro da indústria é o a caldeiraria. Nesse setor, diversos elementos são expostos a elevadas temperaturas, em um processo de produção.
Isso pode gerar diversos gases e vapores pelo fato de lidar com altas temperaturas. Por isso, existe também o lavador de gases para caldeira, que é o equipamento base para vários procedimentos realizados dentro da indústria.
O mais interessante do uso desse material, além de evitar a poluição ambiental, é que ele permite uma secagem muito rápida do ambiente, sem precisar que o ocorra o seu resfriamento. Isso evita que a produção industrial seja comprometida.