Diz-se, que a origem do aço é datada de 2000 a.C. Atualmente, uma das maiores fontes de aço provém do reaproveitamento da produção industrial, o que é bem vantajoso, pois além de beneficiar a natureza com a reciclagem de materiais, também pode ser economicamente vantajoso.
O aço é, basicamente, uma liga metálica composta de ferro e carbono que tem uma variedade incontável de aplicações na indústria de bens de consumo duráveis.
O aço é um material é um material resistente e, se aliado a outros materiais, pode aumentar consideravelmente a sua resistência e durabilidade.
Dentre alguma das muitas aplicabilidades do aço na indústria e na rotina da sociedade, também podemos citar:
- Pontes;
- Armários;
- Cabos;
- Revestimento.
Tipos de materiais resultantes do ferro e do aço
Na indústria da siderurgia, ramo da indústria metalúrgica dedicada a transformação do ferro, produzindo ferros fundidos em aço, provê para a indústria todos os tipos de ferro, aço e suas variações para produção de todos os tipos de produtos.
Um dos exemplos do trabalho de transformação do material pela siderurgia é o aço trefilado. Esse é um tipo de aço que sofre o processo de trefilação.
Esse processo se refere a um procedimento de redução da largura e aumento do comprimento, transformando as peças selecionadas em barras finas ou arame.
O arame é um produto com uma série de aplicações, tanto na indústria quanto no cotidiano das pessoas. Geralmente, sua utilização está ligada a proteção, cercando muros e terrenos, para delimitar espaço, e proteger de invasores.
Outro tipo de arame, amplamente utilizado, é o arame concertina. Produzida em aço carbono, que é um material bastante resistente.
Esse tipo de arame é largamente utilizado em residências, empresas, indústrias e condomínios, pois oferece uma maior proteção, haja visto que o formato no qual é produzido, dificulta e muito a passagem.
Outro material originário do aço e que tem uma enorme aplicabilidade na indústria em geral, é a chapa de aço. Esse material possui tantas aplicações nas indústrias de base além de muitas propriedades que não seria errado dizer que esse material é fundamental para a produção das indústrias.
As chapas em aço são utilizadas na construção de eletrodomésticos, como: geladeiras, fogões, máquinas de lavar, micro-ondas.
Todas as placas utilizadas para a construção de cada um desses produtos, possui especificações técnicas diferentes, para atender as necessidades de funcionamento de cada um desses produtos.
O aço mais comum, utilizado para construir os eletrodomésticos é o aço 304, que contém 18% de Cromo e 8% de Níquel, o mais conhecido dos aços austeníticos. Possui 18% de Cromo e 8% de Níquel, possui alta conformidade e soldabilidade.
Outros metais e suas vantagens
O alumínio é um dos elementos metálicos mais abundantes na crosta terrestre. Uma das suas características mais famosas é a leveza.
Porém, o alumínio possui outras características bastante vantajosas, por exemplo: sua condutividade elétrica e resistência a corrosão faz com que esse material seja amplamente utilizado, principalmente na indústria aeronáutica.
Mas, também possui ampla utilidade na indústria automotiva, barcos, embalagens, além de usos na construção civil, em: janelas, esquadrias, portas,divisórias, grades, entre outros.
O perfil de alumínio estrutural modular, é fabricado para a utilização na construção de diversas estruturas e maquinários, com facilidade e segurança.
Esse tipo de material precisa seguir parâmetros rígidos de produção para atender as normas técnicas estabelecidas para aceitação do material.
Possuindo as mais variadas formas e tamanhos para aplicação na indústria, entre outro setores, o perfil de aluminio também é usado para construir bancadas comuns, bancadas industriais até carrinhos que são utilizados em: hospitais, setores comerciais e industriais.
Como característica principal a leveza e versatilidade do alumínio, lhe conferiram lugar especial na construção civil e outros setores.
Outro forma de uso do alumínio que possui inúmeras aplicações é a barra chata de alumínio, com variações estruturais como espessuras, tamanho entre outros, a barra chata é vendida como matéria-prima para a construção de para-raios, revestimentos de prédios e outros projetos de engenharia.
A indústria busca o aproveitamento de todos os tipos de materiais para a produção de diversos produtos. Materiais como o aço e alumínio que apresentam resistência e durabilidade e custo acessível, tem a preferência de utilização.
Pois, a partir deles é possível criar outras ferramentas e objetos uteis para o dia a dia.