O papel fundamental das válvulas nos sistemas

Os sistemas hidráulicos são responsáveis por transportar a água para todos os ambientes e fornece água para torneiras, chuveiros e afins em uma residência.

Nas indústrias eles também são usados para alimentar máquinas e equipamentos que necessitam desse líquido para funcionar. Nesse sentido, é importante existir algumas ferramentas para compor a rede e mantê-la segura e livre de danos.

Em primeiro lugar, uma rede hidráulica é composta por tubos por onde a água passará e conexões que ligarão os tubos por toda a extremidade de maneira que evite vazamentos.

Desta forma, a qualidade de tubos e conexões precisa ser alta, afinal, são os principais componentes usados e precisam manter todo o líquido no interior protegido de contaminações externas.

No mais, é preciso se atentar ainda ao fato de que a água que vem das distribuidoras possui uma pressão bastante alta, isso porque como o trajeto percorrido é longo necessitam de força para chegar.

No entanto, dentro dos locais a pressão muda e em geral, precisa ser bem menor para que não haja danos nos canos e nem nos aparelhos que receberão uma pressão muito alta, podendo causar perfurações e vazamentos.

De modo que é de suma importância que na hora de instalar o sistema se adquira válvulas industriais para realizar esse trabalho, existe uma infinidade de modelos e cada uma atende uma necessidade específica, a exemplo existe a válvula redutora de pressão preço justo que pode ser encontrada com facilidade e permite um controle eficiente da pressão da água.

Com ela, todos os aparelhos que funcionam tendo a água como base de funcionamento receberão a pressão ideal e consequentemente seu desempenho será o esperado.

Além disso, existem ainda sistemas que são movidos por gás e óleo e nesses casos a pressão também precisa ser controlada para garantir bons resultados.

De modo que o regulador de pressão pode ser aplicado em tubulações e reservatórios pneumáticos, de gás, e os que usam outras substâncias sólidas.

Com isso, os processos industriais se tornam mais seguros e eficientes já que não existe a preocupação de uma sobrecarga dos sistemas.

Demais tipos de válvulas encontradas nesse mercado

Como dito antes, há uma infinidade de modelos de válvulas que podem ser usados, dentre elas está também a valvula de retenção que controlará o fluxo para que o líquido corra na direção certa, ou seja, evita que o mesmo volte ou outros fluidos sejam enviados em direções opostas e assim acabar causando problemas infindáveis.

O diferencial dessas válvulas é o fato de que o acionamento é completamente automático, e não necessita de um funcionário para tal ação.

Há ainda uma ferramenta chamada de Válvula de controle tipo globo, essas são usadas em diferentes sistemas hidráulicos, pneumáticos e mais.

Dentre suas funções está o controle dos fluxos e pressão como as demais, porém, nesse caso pode se medir e monitorar também a temperatura dos componentes.

E pensando na quantidade de materiais que podem ser usados na fabricação da válvula, é possível dizer que cada um têm características próprias que darão dureza, resistência e durabilidade para as peças e farão com que sua vida útil se prolongue.

Nesse sentido, um exemplo é a válvula esfera latão, ela trabalha com o bloqueio total ou parcial, ou seja, ela pode ser fechada ou aberta para que os fluidos não passem.

No mais, o latão é um material de ótima qualidade e custo acessível e além dele podem ser usados na produção as seguintes matérias primas:

  • Aço carbono;
  • Bronze;
  • Polipropileno;
  • Aço inoxidável.

Maneiras de melhorar os processos industriais

Quando se fala a respeito das indústrias e processos de produção, a rede hidráulica é apenas um dos inúmeros tipos de sérvios que merecem atenção.

Dessa forma, é possível dizer que há uma interminável lista de ações e ferramenta que são aplicadas para facilitar os trabalhos e sejam elas válvulas ou máquinas robustas, todas precisam passar por manutenção e cuidados para seu melhor desempenho.

Deste modo, existe um setor responsável pela automação industrial que funciona basicamente na criação de técnicas e sistemas que auxiliem de maneira ágil e eficiente os funcionários que executam os trabalhos.

Eles podem ser quadros de comando em que todas as máquinas serão ligadas a um softwares inteligente que controlará o acionamento, monitoramento, o funcionamento e verificará possíveis falhas a tempo de uma correção sem prejuízos.