O trabalho nas empresas industriais são a fonte geradora de mercadorias e serviços que as pessoas utilizam diariamente no ambiente profissional e pessoal. As demandas dos mais variados setores podem ser atendidas, desde que, as firmas tenham uma infraestrutura de qualidade, ofereça segurança para a equipe de funcionários e use os melhores equipamentos.
Uma forma de garantir que o serviço seja executado com qualidade é garantir que as instalações elétricas e hidráulicas sejam realizadas por profissionais experientes e materiais de excelência.
O processo de montagem do sistema hidráulico consiste no posicionamento das tubulações de gás, esgoto, água. Um conjunto de tubos de tamanho correto ajuda no transporte de fluidos até um local determinado, de modo prático e seguro, evitando vazamentos de fluidos e acidentes com os colaboradores.
Equipamentos utilizados na indústria
A bomba centrifuga 1cv possui um funcionamento por meio da força centrífuga e das válvulas de retenção que ficam na extremidade inferior da tubulação.
Esse é um equipamento muito usado em sistemas de irrigação, saneamento e edifícios, em processos de bombeamento de líquido e em transferências de grandes volumes de água.
O modo de garantir o funcionamento perfeito da bomba é utilizando as válvulas, que conseguem reter o líquido, fazendo com que equipamento não tenha tanto esforço de sucção.
As vantagens deste tipo de bomba são:
- Operação silenciosa;
- Baixo custo de manutenção;
- Pressão uniforme;
- Bombeamento de líquidos com sólidos;
- Permite o acoplamento com motores;
- Alto volume de transferência de água e outros líquidos;
- Resistência e durabilidade;
- Pressão constante.
O motobomba a diesel é uma máquina de alta potência que consegue converter a energia de uma fonte motriz em energia cinética ou velocidade.
Na prática, esse equipamento consegue bombear líquidos pressurizados e fazer o transporte até o local estabelecido. Os principais setores que usam este tipo de bomba são a construção civil e agroindústria.
As vantagens da motobomba estão relacionadas a versatilidade, boa condição de abastecimento, alta eficiência, durabilidade, preço acessível, remoção de água em ambientes alagados, tendo uma boa capacidade de vazão e sucção.
Estes modelos de bombas hidráulicas são muito usadas nas instalações de infraestrutura de uma caldeiraria industrial, segmento responsável pela produção de peças, tubos, dutos e componentes que possuem chapas de aço na composição.
Durante o desenvolvimento dos materiais, são executados alguns processos de cortes e dobras para dar o formato adequado para o componente.
A importância da soldagem
No segmento da caldeiraria, os processos de solda são essenciais para a criação dos tubos e chapas.
A soldagem é um método que consiste em unir duas extremidades de materiais similares ou não, de modo permanente para agregar força e permitir o uso do material/objeto.
Na indústria, existem vários tipos de solda que podem ser executadas nos processos produtivos:
- Solda com eletrodo revestido;
- Solda TIG (Tungsten Inert Gas);
- Solda com arco manual;
- Solda oxigás;
- Solda com arco e arame tubular;
- Solda MIG (Metal Inert Gas).
Durante os processos de soldagem, os profissionais precisam utilizar materiais para conseguir fazer a união. Os mais usados são: estanho para solda, aço inoxidável, cobre, latão, ferro fundido, alumínio, níquel e outros tipos de ligas. Estas opções ajudam nos procedimentos de soldagem agregando qualidade e criando um resultado interessante.
Utilização de sensores industriais
Os sensores são peças muito úteis nos processos de automação industrial, ajudando na detecção de movimentos e contagem de materiais que passam entre as máquinas presentes na linha de produção.
Nas lojas, existem diversos tipos de sensores, como os capacitivos, indutivos, a laser, de imagem, barreiras fotoelétricas e magnéticos.
Os sensores indutivos funcionam através da indução magnética e podem detectar a movimentação de objetos e materiais sem o contato físico e dentro do campo de medição.
Este sensor tem excelente velocidade, detecção eficiente, acionamento rápido, durabilidade, mantém uma boa distância dos objetos, não necessita de manutenção, chaveamento eletrônico e apresentam o funcionamento em qualquer ambiente.
Um sensor de rotação indutivo funciona com o giro das rodas, ou seja, quanto mais rápido girar maior será a frequência de sinal. Esta peça é usada para medir a velocidade de um motor. A variação de fluxo magnético faz com que o sensor funcione, com segurança e qualidade.
Sendo assim, investir no uso de peças e máquinas de alta potência é o modo de conseguir manter a produtividade em um bom ritmo, conseguindo grande quantidade de mercadoria e ótimos ganhos.