Para o acontecimento da produção é muito importante a presença de máquinas e equipamentos industriais é extremamente necessária. O mercado possui diversos modelos de maquinário potente que ajuda os funcionários a otimizarem o tempo de serviço.
A indústria tem um papel muito importante para o crescimento da sociedade, pois, ajuda no desenvolvimento das cidades, espaços comerciais, geração de oportunidades de trabalho, além da possibilidade de ter diversos produtos e serviços que as empresas produzem todos os dias.
Os serviços relacionados a fabricação são a parte fundamental das companhias, porque, é através desta atividade que acontece a oportunidade obter lucros, crescimento da receita e novos negócios.
Tipos de máquinas usadas na área industrial
O tamanho, tipo e função das maquinas industriais que são usadas pelas empresas, variam de acordo com segmento de serviço e o que será produzido, que pode ser feito de acordo com o projeto exigido pelo cliente ou outros fatores que determinam os processos produtivos.
Veja alguns modelos de equipamentos que estão presentes em várias empresas!
Esteiras
A presença dessa máquina é importante para fazer o transporte de peças e produtos até um determinado ponto, direcionado a matéria-prima e materiais até o local em que os funcionários estão.
Ajudando a evitar atrasos e outros problemas relacionados ao deslocamento, geralmente é usada no espaço interno da empresa, auxiliando no transporte de itens pesados ou frágeis, facilitando assim o trabalho manual das pessoas.
Estufas de aquecimento
Usada no setor têxtil, a principal função desta máquina é amolecer e aquecer os tecidos antes de passar para outras etapas que envolvem outros modelos de máquinas.
Este equipamento é constituído por estruturas metálicas e cortinas de silicone que ajudam a manter o calor dentro da máquina, ajudando na segurança dos funcionários que realizam o manuseio do maquinário.
Fresadoras, tornos CNC, máquinas de corte e dobra, por exemplo, são essenciais para serviços feitos em ambientes internos nas empresas.
Na construção civil, por exemplo, o modelo de equipamentos é diferente, pois, os serviços da área de construção são realizados em canteiros de obras, ou seja, parte externa.
Para esse trabalho, as maquinas e equipamentos podem variar, de acordo com o projeto e tipo de atuação que é decidida através de conversas entre engenheiros e arquitetos, que juntos tentam chegar a solução do que é excelente para a viabilidade do projeto.
Os maquinários: retroescavadeiras, caminhão munck, britadeira, betoneira, compactador de solo, são alguns dos inúmeros equipamentos que podem ser usados em uma obra para conseguir excelentes resultados para o cliente.
Em alguns setores, a utilização de uma máquina dosadora é muito importante, porque, este aparelho ajuda a controlar a quantidade de matéria-prima e produtos que são usados nos processos produtivos.
Constituída em alumínio, alguns modelos possuem um painel digital, que proporciona visualizar a quantidade ideal para a produção. Os benefícios desta máquina são:
- Facilidade de manuseio;
- Manutenção simples;
- Longo tempo de vida útil;
- Programações de peso;
- Excelente capacidade de pesagem;
- Resistência;
- Alta performance;
- Precisão.
Elementos importantes para o funcionamento das máquinas
Uma boa máquina na sua empresa é extremamente necessário para ajudar a produção, proporcionando qualidade, eficiência, segurança e ajudando a acelerar o serviço para atender os prazos da demanda.
Para o funcionamento dos equipamentos é muito importante a presença de acoplamentos industriais, que são um conjunto de peças mecânicas fabricadas em diversos formatos, para ajudar na transmissão de movimentos de rotação que acontecem entre dois eixos.
A fabricação desses itens é feita em metal, material que ajudam as máquinas a obterem ótimo desempenho, os acoplamentos conseguem absorver o desalinhamento dos eixos e choques, para garantir que os equipamentos não sofram com sobrecarga.
Algumas empresas fabricantes de equipamentos industriais, possuem a opção de elaborar o projeto junto com o cliente, pois, isso ajuda os funcionários a entender as necessidades de cada pessoa.
Conseguindo assim criar equipamentos, seguindo a norma NR 12, regra específica para a segurança de máquinas e equipamentos no ambiente de trabalho.
Um processo muito importante para garantir a qualidade, funcionalidade e estender o tempo de vida útil das máquinas e equipamentos é a manutenção industrial, serviço que consiste em visitas para analisar as condições do maquinário.
As modalidades de manutenção são: corretiva, preditiva, detectiva e preventiva e podem ser feitas de acordo com a necessidade de cada item.
Realizar esse tipo de serviço é uma maneira de evitar que a máquina pare de funcionar e gere atrasos da produção, além de estender a durabilidade das máquinas.
Portanto, investimentos em máquinas é importante para realizar as atividades de trabalho nas empresas do setor industrial.