Os benefícios dos equipamentos de movimentação e temperatura

A indústria é um setor muito relevante para a sociedade, pois consiste na produção de bens intermediários, de fabricação e consumo. Os processos que são realizados em diversos setores são o fator-chave para a fabricação de mercadorias, com o uso dos equipamentos certos, que são destinadas ao varejo, outras companhias, exportações, entre outras operações.

O modo de produzir em larga escala, com qualidade e garantindo a segurança é investindo na compra de matéria-prima de boa procedência, maquinário de ponta e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Além disso, a qualidade do insumos para o trabalho e a qualificação do colaborador são formas de bater as metas de produção.

A relevância das máquinas de movimentação

Na área industrial, o uso de equipamentos de movimentação é uma ação muito comum. A velocidade das máquinas ajudam os trabalhadores a levar as mercadorias finalizadas até o estoque ou espaço de transporte.

Outro fator interessante é a otimização de tempo que pode ser agregada a linha de produção.

Usar os equipamentos de movimentação no espaço destinado à produção é possível agilizar a linha e promover mais segurança às tarefas.

Uma esteira transportadora, por exemplo, é a alternativa para que os materiais cheguem até o funcionário, evitando os deslocamentos das pessoas e, consequentemente, o atraso na jornada de trabalho.

A rosca transportadora é um mecanismo de superfície girante com formato de rosca parafuso. Este equipamento é usado para mover materiais granulares e líquidos, sendo muito usado na indústria de itens a granel e de manuseio.

A montagem da rosca de transporte deve ser na horizontal com uma leve inclinação para conseguir movimentar materiais semi-sólidos.

Na prática, esse transportador agrega os seguintes benefícios para as fábricas:

  • Facilidade de instalação;
  • Agilidade;
  • Limpeza prática;
  • Maximização da qualidade;
  • Manutenção simples;
  • Evita desperdícios e desgaste;
  • Reduz o tempo de parada na produção;
  • Proporciona variedade nos processos de vedação;
  • Transporte simples.

Com pontos positivos e que ajudam a aumentar a produtividade nas empresas, pesquisar o custo de aquisição e os modelos de rosca transportadora é uma forma de ter este equipamento na linha de produção.

As canecas para elevadores são popularmente conhecidas como caçambas de elevadores.

A fabricação das canecas podem acontecer com materiais termoplásticos ou metálicos que aumentam a durabilidade da caneca. Esta peça é usada em elevadores de movimentação vertical para diversas indústrias, como as siderúrgicas, usinas de álcool e açúcar, fertilizantes, rações, alimentos e fundição.

Já as canecas possuem alta resistência a corrosão, apresentam excelente custo-benefício, manutenção simples, evitam o acúmulo de material e o peso, além da capacidade de suportar as variações de temperatura.

Proteção para os equipamentos

Investir em componentes que atuam na conservação da estrutura das máquinas evita gastos excessivos.

O cilindro emborrachado é uma peça que possui uma camada de elastômeros que permitem um movimento suave ao entrar em contato com os outros componentes. Este tipo de cilindro pode ser utilizado em diversos setores, graças a versatilidade da borracha.

Os cilindros emborrachados compõem as partes móveis e eixos rotativos das máquinas. Estes ajudam na redução do atrito entre os rolos e o elemento que é transportado, isso é possível graças a camada emborrachada.

Buscar por produtoras de tubos possibilita encontrar os cilindros com o tamanho e espessura ideal para as atividades industriais, bem como os mais indicados para as operações realizadas no setor.

Aparelhos que ajudam no controle de temperatura

O trocador de calor tubular é um dispositivo muito importante na indústria, pois auxilia na transferência do calor de um ambiente para o outro.

O processo de transferir a temperatura de um fluido para outro é algo que facilita as atividades de produção. Por isso, o trocador é muito usado em:

  • Aquecedores;
  • Sistemas de condicionamento de ar;
  • Sistemas de refrigeração;
  • Tratamento de águas residuais;
  • Usinas de geração de energia.

O ar condicionado serpentina de cobre, por exemplo, é um dos principais componentes do aparelho, ajudando na condução do fluido que absorve o calor para a parte interna do equipamento e liberação para o meio externo.

A condução térmica da serpentina é fundamental para o funcionamento do ar condicionado, ajudando no controle de temperatura. Isso porque a condensadora de cobre tem a resistência e condução de calor ideal para que os aparelhos (climatizadores e ar condicionados) possam funcionar adequadamente.

Deste modo, os equipamentos de movimentação de materiais e controle de temperatura tem um papel essencial na indústria, permitindo eficiência nas atividades de produção e muita qualidade.