O trabalho da indústria é muito importante para o desenvolvimento econômico e criação de produtos e serviços que auxiliam os indivíduos. No ramo industrial, existem muitas empresas de segmentos diferentes, que realizam vários processos de produção que resultam em mercadorias que são transportadas até o comércio.
Algumas companhias são especializadas na criação de moldes e peças, que são vendidos para outras empresas executarem o seu trabalho de produtividade.
O que é usinagem?
A usinagem é um processo que consiste no desgaste mecânico de uma matéria-prima bruta, transformando-as em peças.
Para que essa mudança ocorra é preciso usar ferramentas e máquinas específicas. O método de usinar é muito comum, pois, consegue criar peças e moldes muito utilizados em várias áreas da indústria.
Desde um simples processo de cópia de uma chave até a fabricação de automóveis, os processos de usinagem são aplicados.
Isso porque, uma das vantagens desse tipo de produção é a criação de uma grande quantidade de peças com um baixo custo, além da transformação de uma matéria-prima em um objeto.
Tipos de usinagem
Na indústria é possível encontrar empresas que realizam diversos processos de usinagem. Entre os processos estão:
- Aplainamento;
- Brochamento;
- Eletroerosão;
- Furação;
- Fresamento;
- Serramento;
- Torneamento;
- Retificação;
- Roscamento;
- Mandrilamento.
A usinagem com CNC (Comando Numérico Computadorizado) e outros processos complementam a lista dos processos que podem realizados na indústria.
A usinagem de moldes, por exemplo, é um serviço muito realizado nas empresas industriais, principalmente as que atuam na produção de itens e objetos que possuem plásticos.
Nesse tipo de usinagem, as empresas costumam fazer a elaboração de projeto, ou seja, os desenhos com os formatos das peças, tamanho e outros detalhes que são importantes para o momento da fabricação.
Com esse processo de usinagem, as empresas conseguem criar peças que são aplicadas em objetos para o desenvolvimento de: brinquedos, eletrônicos, ferramentas industriais, utensílios domésticos, veículos, etc.
Uma das técnicas de usinagem que é muito usada na indústria é a eletroerosão a fio que consiste em um método que utiliza descargas elétricas para a criação de perfis verticais, passantes e complexos de serem fabricados.
N processo, um fio de latão ionizado é carregado e age na peça que será usinada. A matéria-prima fica em um tanque com líquido não ionizado.
A descarga elétrica que é emitida pelo maquinário faz com que os desenhos e formatos da peça sejam criados. O corte eletroerosão é quando ocorre uma descarga elétrica, dando forma ao objeto.
A máquina para esse procedimento utiliza-se de CNC, possibilitando um excelente desempenho, graças ao controle de quantidade de peças que serão produzidas e o tempo que cada uma levará para ficar pronto.
A erosão a fio é uma prática de usinagem muito semelhante a eletroerosão, mas a aplicação é frequente na ferramentaria, com a criação de ferramentas de corte, dobra e repuxo, placas guias, entre outros objetos.
Os benefícios da usinagem
Com os processos de usinar, as empresas conseguem uma grande otimização na sua produção e diversidade para as suas mercadorias, já que é possível criar os próprios equipamentos e peças, além de aprimorar os serviços de acabamento.
Algumas das vantagens em investir na usinagem na indústria são:
- Baixo custo de fabricação;
- Grande índice de assertividade;
- Peças reproduzidas exatamente como foi indicado no projeto;
- Versatilidade;
- Precisão em todo o processo.
A usinagem de moldes e matrizes tem como principal objetivo colocar em prática os pedidos e necessidades dos clientes que solicitam esse serviço. Esse é um método tradicional de usinar peças, criando uma padronização e dimensões exatas para os moldes e objetos.
Técnicas diferenciadas
O trabalho de gravação em madeira é muito utilizado para personalizar artesanato, brinquedos, pisos, artigos de presentes e outros objetos.
Pesquisar dicas de estabelecimentos que realizam um serviço de corte a laser MDF é uma maneira de conseguir fazer o design da peça. O corte a laser é um procedimento muito moderno, de precisão e muito versátil.
Essa técnica é muito procurada pelas pessoas, graças ao belíssimo acabamento que deixa no material. O serviço de corte a laser não gera sobra de materiais, as ferramentas não sofrem desgastes e evita o desperdício, porque o laser proporciona precisão aos serviços.
Portanto, a produção na indústria, com a sua versatilidade, ajuda as empresas no desenvolvimento de mercadorias que ajudam as pessoas nas suas necessidades, gerando satisfação e a confiança que são o combustível motivacional para continuarem o seu trabalho.