A fabricação de peças e artigos alimentícios, químicos e estruturais, na indústria precisa passar por diversos testes, realizando a aplicação de diferentes materiais, com elementos que possam se unir e formar um produto único, com forma e conteúdo que tenham um destino final útil para a humanidade.
Equipamentos de precisão são essenciais
Para que isso aconteça, é preciso a pesquisa de muitos profissionais, que tenham objetivos em comum e que possam contar com a utilização de equipamentos de precisão, para que tudo saia de acordo com as receitas experimentais, desde o início de um projeto.
Para isso, é preciso contar com equipamentos de precisão que estejam devidamente calibrados, ou então nada sairá como planejado.
Os aparelhos utilizados em laboratórios contam com sensores sensíveis, mostradores eletrônicos e eles podem medir quantidades absolutas e quantidades relativas dos materiais que precisam ser pesados.
Como a sensibilidade pode ser alterada a qualquer movimentação do ar, estes equipamentos devem ser manuseados em salas que apresentem condições ideais.
Para manter estes aparelhos ajustados, os laboratórios precisam seguir uma metrologia internacional, para que possam chegar aos mesmos resultados em todos os momentos que forem medir a quantidade de matérias-primas para a industrialização de qualquer produto.
Para isso, os equipamentos utilizados devem seguir as normas estabelecidas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que avalia todos os produtos e serviços em território nacional, verificando todos os métodos de medição que são aplicados em fábricas e indústrias.
Além disso, essa é uma forma de garantir uma padronização entre os produtos oferecidos e os processos desenvolvidos nos mais diversos segmentos industriais ao redor do mundo.
Deste modo, dois modelos de medição precisam ser perfeitamente iguais e são aplicados no setor industrial, devem seguir normas internacionais. Para isso, eles devem passar por calibração profissional, realizadas por empresas que fornecem documentos que comprovam a eficácia, após a realização dos serviços.
Na área de serviços químicos, farmacêuticos e alimentares, por exemplo, as empresas precisam contar com um equipamento muito eficaz e que precisa ser aplicado diariamente.
Esse processo/equipamento é a calibração de balança analítica, pois sua precisão depende de diversos fatores, como corrente do ar, umidade do ar e até mesmo a exposição de luz, que pode alterar a temperatura ambiente, podem ser prejudiciais nas medições a serem realizadas.
As empresas que precisam controlar a emissão de gases e fluídos em sistemas de distribuição interna e externa, precisam verificar constantemente a pressão que está sendo exercida sobre os dutos industriais.
Para que tudo esteja dentro dos padrões estabelecidos para a segurança, a calibração de manometros deve estar devidamente regularizada, para garantir a medição correta e evitar qualquer tipo de desregulação.
Para realizar estas calibrações, empresas especializadas devem ser contratadas, pois elas possuem gabaritos que devem ser seguidos, com escalas precisas, utilizando materiais que envolvem:
- Análise precisa de funcionamento de equipamentos;
- Dados coletados para comparações futuras;
- Ajustes realizados quando há necessidade;
- Especificações técnicas de entidades nacionais e internacionais.
Estes cuidados que devem ser tomados pelas empresas, de forma constante, têm como objetivo seguir processos que são recomendados por instituições nacionais e internacionais. Isso de forma a garantir que tudo esteja em conformidade com as medições a serem realizadas pelo setor industrial.
Isso permite que as linhas de montagem possam trabalhar de forma correta e entreguem produtos com dimensões, pesos e formatos de maneira igualitária.
Corrigir para nunca errar
Caso as empresas não realizem uma manutenção preventiva, pode ser que os aparelhos apresentem variações em suas medições, o que pode levar ao erro e, consequentemente, todo um processo de industrialização ser perdido.
Por isso, é importante ter como regra uma agenda de procedimentos de calibração dos equipamentos.
Estas verificações podem ocorrer de forma semestral ou anual, dependendo do uso e do desgaste sofrido em aparelhos que ficam expostos às variações de tempo, como um manômetro externo.
Para não comprometer o funcionamento de uma linha de produção, pode ser necessário que seja realizado o conserto de balança.
Isso deve ocorrer, principalmente, quando o uso é em laboratórios farmacêuticos, no qual as quantidades de elementos químicos podem alterar de forma significativa os produtos que são preparados, para ser consumidos tanto por humanos quanto por animais.
Tomando os devidos cuidados de uso e prevenção dos equipamentos, seja de equipamentos que estejam ligados a sistemas hidráulicos em grandes indústrias, ou uma balança de precisão em um laboratório farmacêutico, é preciso estar atento às medições e corrigir o quanto antes, para nunca errar.