Essenciais e símbolo de desenvolvimento dentro da sociedade, as indústrias movimentam a economia e permitem o progresso e crescimento social. Versáteis, elas abrangem diversas áreas que são fundamentais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
Presente desde a década de 50 no Brasil, as fábricas foram sendo aprimoradas com o passar dos anos. Atualmente no modelo de indústria 4.0 as instalações são mais tecnológicas, automatizadas e inteligentes, fazendo mais uso de máquinas e programas de computador onde a produção é automática e os processos otimizados.
Desse modo, a indústria altera comportamentos e padrões, facilitando o dia a dia das pessoas, além de permitir mais comodidade e otimização nos processos comuns e diários, como locomoção e preparo das refeições. Mesmo tendo grande importância, para que elas continuem atuando, também sofrem com a influência e as exigências sociais.
Assim, é correto afirmar que uma instituição depende da outra para se manter viva e atuando no mercado. Por isso, compreender as alterações e dinâmicas no setor permite que ele continue em expansão e desenvolvimento, fornecendo serviços e produtos com mais qualidade e eficiência às pessoas.
Sensores indutivos o que são?
Os sensores indutivos são dispositivos eletrônicos capazes de reagir à proximidade de objetos metálicos. Nas indústrias são utilizados para contagem de peças, medição de velocidade e identificação de materiais de baixa resistência mecânica.
A sua aplicação veio em substituição as chaves-fim-de-curso, pois o fato de precisarem de contato físico para atuar, proporciona maior durabilidade, segurança, velocidade e automação na realização das atividades.
O sensor indutivo é composto por quatro partes, sendo elas:
- Oscilador;
- Núcleo de ferro;
- Dispositivos de sensoriamento;
- Processador de saída.
O oscilador tem a função de verificar as mudanças que acontecem na corrente, indo da corrente contínua (CC) para a corrente alternada (CA) e vice-versa. O núcleo é envolto por fios ou bobina para a criação do campo magnético que será afetado sempre pela presença do metal.
Os dispositivos de sensoriamento são os responsáveis pelo monitoramento do circuito do campo magnético e as mudanças ocasionadas pela presença dos metais em suas proximidades. E, o processador de saída serve para informar os outros equipamentos e ao trabalhador.
O sensor indutivo pnp explora o princípio da impedância de uma bobina de indução e em relação aos demais modelos que podem ser aplicados, eles têm a vantagem de serem bem vedados e isso permite a sua aplicação em ambientes mais empoeirados e, até mesmo, em contato com líquidos.
Processos de usinagem
Um dos processos importantes que os sensores são utilizados é o de usinagem de peças, procedimento que permite a formação e construção de peças e objetos metálicos.
Presente desde os primórdios da sociedade, a usinagem passou a ser produzida tanto de forma mecânica quanto de precisão (automatizada).
O processo mecânico faz uso de máquinas e ferramentas que facilitam a moldagem, mas ainda assim demandam esforços físicos humanos para que o trabalho seja executado.
Já o modelo de precisão é executado por meio de máquinas automáticas que são modelos CNC (comando numérico computadorizado), ou seja, as especificações são programadas e a produção em massa é mais viável.
A usinagem faz todos os processos de moldagem, desse modo eles perfuram, afiam e detalham. Um dos procedimentos comuns é o torneamento e mandrilamento, para conseguir melhores resultados, desse modo eles demandam o uso de lubrificante industrial, para que os processos sejam mais agilizados e com uma qualidade maior.
O lubrificante é uma substância que quando aplicada entre duas superfície, forma uma película protetora, com a função de reduzir o atrito entre as superfícies de contato. Desse modo, eles também protegem o equipamento e prolongam a vida útil dos equipamentos.
Com isso a lubrificacao industrial é essencial não apenas nos processos de usinagem, mas em todos que há atritos e precisam ser reduzidos para conservação das máquinas e qualidade nos processos.
Atualmente há muitos processos dentro das industrias que são executados por meio de máquinas e equipamentos, fazendo com que processos de manutenção bem como lubrificação sejam necessários e precisem ser realizados periodicamente.
Mantendo todos os processos em dia, as indústrias podem ser produtivas, otimizadas e automatizadas. Permitindo que todos os processos essenciais sejam realizados, ou seja, produção, controle de qualidade e manutenção. Enviando à sociedade produtos e serviços que são fundamentais.