O setor de serviços industriais apresenta uma gama abrangente de atuação na fabricação de produtos voltados ao mercado consumidor. A transformação de matérias-primas dos mais diferentes segmentos se transformam em mercadorias voltadas para o setor alimentício, farmacêutico, construção civil, automobilístico, entre muitos outros.
Da formação de um palito de dente até a construção de um avião comercial, as corporações industriais estão fazendo o papel transformador, com milhares de serviços ao longo dos processos.
A modernização dos ambientes de trabalho e a preocupação com a proteção à natureza e ao meio ambiente de uma forma geral passaram a ser pauta da sociedade.
As demandas do mercado consumidor aumentaram consideravelmente nos últimos anos e, com isso, o cenário está passando por adaptações visíveis.
Dois pontos que são bastante discutidos junto ao poder público e as organizações não governamentais: a logística empregada nos processos de fabricação e a redução do impacto poluente no meio ambiente.
Produção industrial é ágil e eficiente
As linhas de produção passaram a empregar equipamentos mais eficientes dentro do chão de fábrica, reduzindo o número de máquinas em um mesmo espaço ou que demandam alto gasto de energia.
Dessa forma, os projetistas e montadores de indústria buscaram soluções eficientes para atender a demanda do mercado consumidor e, ao mesmo tempo, aplicar procedimentos sustentáveis na escala de produção.
Um dos pontos de atenção está na logística de transporte de cargas dentro do ambiente industrial. Para isso, empresas especializadas desenvolvem projetos específicos de rosca transportadora para cada fábrica ou indústria,
Esse equipamento tem como principal objetivo a dosagem de materiais que são utilizados em uma linha de produção. A composição estrutural é construída com aço carbono ou inoxidável, por ser um material resistente e não influenciar no resultado final dos processos industriais.
A implementação desse tipo de maquinário no cenário industrial agiliza os processos de fabricação. É importante salientar que cada empresa determina as especificações técnicas, por exemplo, de uma rosca helicoidal.
Isso permite o desenvolvimento de um instrumento que segue padrões regulamentares quanto a segurança e eficiência dos trabalhos realizados. Além disso, diversos benefícios podem ser associados a esse tipo de equipamento, como:
- Versatilidade;
- Eficiência;
- Fácil manutenção;
- Longa vida útil.
No caso desse modelo, a mistura de materiais de baixa granulometria a materiais secos é realizada de maneira segura e precisa. Isso reflete em maior produtividade, com operações dinâmicas de trabalho.
Logística inteligente diminui impacto ambiental
O encaminhamento de matéria-prima e processos industriais entre diferentes setores acaba ocupando uma área considerável dentro das plantas fabris. Um conjunto formado por cilindro emborrachado em série, formando sistemas lineares, atende de maneira precisa as necessidades de transporte.
Aplicados em eixos rotativos, esse tipo de estrutura é desenvolvido para que possa atender às mais diferentes necessidades de transporte de um ambiente industrial, recebendo diferentes materiais.
O emborrachado varia em conformidade com os processos, mas a função principal é reduzir o atrito entre os elementos em movimento e os cilindros, com proteção em via dupla.
De acordo com a matéria-prima utilizada para transformação em um produto final, resíduos sólidos podem contaminar o ambiente.
Pensando na saúde dos operadores e na diminuição de poeira em todo o ambiente, é instalado um sistema de despoeiramento industrial, filtrando o ar e removendo as partículas que ficam em suspensão na atmosfera.
São utilizados filtros de ar, sistemas de limpeza automáticas dos filtros, válvulas, acompanhados por sensores que detectam a presença de resíduos e acionam ventiladores e as linhas de duto presentes no equipamento.
Elementos de despoluição presentes nas indústrias
As empresas e corporações passaram a seguir uma legislação ambiental rígida implementada pelo governo federal. Dessa forma, as fábricas e indústrias passaram a fazer adaptações nas estruturas já instaladas, além de empregar novos equipamentos, com tecnologia avançada nas novas plantas fabris, de norte a sul do país.
A solução implementada nas clássicas chaminés tem sido o uso de filtro de manga industrial, que opera sob rígidas condições continuamente.
Formado para captar, transportar e reter as partículas poluentes provenientes da queima de combustíveis fósseis e outros processos industriais, sua instalação é uma obrigatoriedade para receber o licenciamento ambiental.
Assim como outros equipamentos presentes no cenário industrial, o dimensionamento estrutural leva em consideração os trabalhos realizados pela empresa e o tamanho da linha de produção. Assim, o filtro manga se compromete à vazão de acordo com as normas estabelecidas, conforme as partículas poluentes são retidas.
Dessa forma, a qualidade do ar não é prejudicada e as empresas se responsabilizam na manutenção recorrente dos equipamentos industriais, garantindo tanto a saúde de seus trabalhadores quando da população que vive no entorno.