Para manter a qualidade dos produtos na indústria e evitar que resíduos contaminantes interfiram na produção, o uso de filtros industriais é fundamental.
Independente do segmento, um filtro de ar ajuda a separar as substâncias químicas de odores, elementos contaminantes ou qualquer elemento de interferência.
Diante dessas funcionalidades, esses acessórios são essenciais para manter um ambiente limpo dentro da rotina industrial.
Isso é fundamental em qualquer operação, mas no caso da indústria alimentícia, por exemplo, o processo de filtragem é ainda mais valorizado.
Seja para garantir a qualidade da água ou evitar que as bebidas sejam contaminadas por resíduos, ter um bom filtro de agua faz toda a diferença.
Inclusive esses e outros objetos que garantem o padrão de qualidade dos produtos são exigidos por órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e até mesmo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmentro).
Se você quer melhorar os processos de gestão da qualidade da sua empresa, saiba quais são os filtros industriais mais comuns e quando eles podem ser usados!
Filtro Y
Especificamente para filtragem de impurezas na água, o Filtro Y é um dos equipamentos mais conhecidos atualmente.
Prático e fácil de manusear, esse aparelho apresenta um excelente desempenho na retenção de sujeiras e impurezas.
Para a indústria alimentícia ou para setores que usam a água como uma matéria-prima forte, investir nesse tipo de item é fundamental.
Composto por aço carbono, inox e bronze, o Fitro Y é um dos dispositivos mais resistentes para fazer a filtragem de materiais.
Com essas características, inclusive, esse equipamento se destaca por ter uma composição resistente à corrosão e outros elementos que podem causar desgaste.
A partir dessas funcionalidades e composição, pode-se dizer que esse material é ideal para evitar a contaminação de líquidos. Ou seja, é um verdadeiro filtro de água. Diante disso as aplicações mais comuns ocorrem em locais como:
-
Bombas;
-
Válvulas de controle;
-
Poços;
-
Controladores de Fluxo;
-
Processos da indústria alimentícia;
Filtro bag
Comuns para a filtragem de fluidos líquidos, e popularmente conhecidos como um acessório de filtragem tipo “bolsa”, esse equipamento é muito usado na retenção de partículas.
Na prática, o Filtro bag é composto por materiais sintéticos de nylon que atuam como uma espécie de bolsa mesmo ou coador.
A ideia é reter as partículas e filtrar as impurezas de dentro para fora. Durante esse processo, as partículas acabam tomando boa parte do filtro que precisa ser substituído para que novos processos aconteçam.
Esse tipo de filtro é um dos mais antigos na indústria. O Filtro bag é muito usado para a filtragem de sólidos.
Filtro cartucho
Assim como os outros acessórios, esse material é usado para retirar partículas filtrar líquidos. Um dos diferenciais desse acessório que eles podem receber diversos tipos de líquidos e resíduos na hora da filtragem.
Algumas das aplicações mais comuns do Filtro cartucho são:
-
Água (industrial e potável);
-
Ácidos;
-
Óleos;
-
Solventes;
Entre as principais vantagens do equipamento, o sistema de fechamento e a tampa segura são destaques. Aliás, essa característica facilita a limpeza do produto e a troca de elementos do filtro, de forma muito ágil.
A resistência e o design também são vantagens para o Filtro cartucho que pode ser encontrado com acabamentos de polimento industrial até eletropolido.
Por que a filtragem é importante na indústria?
É inevitável que, durante os processos industriais, não haja nenhuma fase tóxica. A rotina industrial serve justamente para transformar as matérias, os alimentos e as peças e é preciso entregar tudo com qualidade.
Nesse contexto, o uso de filtros é fundamental para que os fluidos não sejam contaminados, muito menos a água.
Dentro dos sistemas industriais, há várias máquinas com funções preventivas, no entanto, o uso de filtros nunca é demais.
Aliás, por conta da função muito específica, esses equipamentos são muito mais eficazes na descontaminação de elementos tóxicos e resíduos indesejados.
Agora que você conhece os principais modelos, não deixe de fazer a sua parte. A filtragem não só melhora a credibilidade da indústria, como eleva o padrão de qualidade dos produtos e a responsabilidade social da empresa.
Quando as indústrias produzem elementos tóxicos como os efluentes industriais, os sistemas de filtragem também são super bem-vindos.
Afinal, contaminação de elementos como a água, principalmente na indústria pode gerar doenças, poluição e uma série de problemas.