As práticas relacionadas com procedimentos de montagem e também de produção que são realizadas, diariamente, dentro do contexto das fábricas e indústrias demandam a aplicação de uma série de itens – como energia elétrica -que, por meio de sua precisão e qualidade, oferecem resultados mais satisfatórios.
Alguns dispositivos, como é o caso dos instrumentos de medição, são absolutamente indispensáveis para que seja possível promover um controle resolutivo sobre quantidades, valores e dados que são inerentes aos procedimentos produtivos.
Desse modo, não investir nesses itens pode colocar todos os procedimentos, e até mesmo os trabalhadores, em risco.
Por isso, reunimos no artigo que você acompanha em seguida algumas informações mais aprofundadas sobre os dispositivos mais importantes empregados nos diversos segmentos industriais. Além disso, confira também detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de assegurar o mais elevado desempenho desses aparelhos.
Alicates amperímetros
O chamado alicate amperímetro digital é um dispositivo extremamente importante, utilizado em procedimentos de medição que podem ser realizados na área da eletricidade, por exemplo, como tensões AC e DC.
Através desse aparelho é possível conhecer o valor de pico no modo de medida de corrente, dado que é apontado em um visor digital de alta performance.
Assim, um dos principais benefícios com relação a essa ferramenta é a facilidade de uso. Vale lembrar que seu manejo, embora seja simplificado, exige conhecimentos técnicos que somente pessoas qualificadas podem fornecer. Além disso, o uso de equipamentos de proteção individual também é obrigatório.
Vale lembrar também sobre a importância do uso do multimetro digital, que é a classificação dada aos dispositivos que têm a finalidade de medir e avaliar grandeza dentro da área da eletricidade.
Existem modelos analógicos, que acusam os dados necessários através de ponteiros. O indicado é o modelo que incorpora diversas outras ferramentas de medição em um só aparelho, contendo:
- Voltímetro;
- Ohmímetro;
- Amperímetro;
- Capacímetro;
- Termômetro.
Esses medidores conhecidos como multímetros são empregado especialmente para a realização da medição de consumo de energia elétrica em um determinado sistema.
Dessa forma, o medidor de energia digital é uma versão mais tecnológica dos registradores analógicos, que não contam com vantagens de precisão que só a tecnologia pode promover.
As pessoas podem utilizar os medidores de consumo de energia elétrica em diversos contextos, não só nos procedimentos industriais de fabricação, como também em empresas, corporações, estabelecimentos comerciais e residências.
Isso porque, ele realiza o acompanhamento e o monitoramento da utilização de eletricidade no local, apontando os dados através de um marcador digital.
Vale lembrar que é sempre importante manter todos os processos nas instalações elétricas a cargo dos profissionais da área da engenharia eletrica, pois cada operação pode demandar um tipo de conhecimento, método ou aplicação.
Além disso, sempre que estamos falando de medidores, a atenção deve ser redobrada para o manejo especializado e, claro, para a periodicidade dos procedimentos de calibração.
Serviços indispensáveis
São muitos os serviços fornecidos na área industrial, especialmente quando o assunto são as instalações elétrica de um espaço de produção e a qualidade e eficiência de cada um de seus componentes em uso diário.
Nesse caso, alguns demandam a aplicação de diversas máquinas que atuam de forma automatizada, o que gera mais rentabilidade e praticidade ao contexto industrial.
Um exemplo é a montagem de placas eletrônicas, feita por máquinas preparadas para a montagem de pasta de solda e que se encontram tanto no modelo com chumbo quanto no modelo sem chumbo.
Os programas, ou seja, softwares utilizados também devem ser de qualidade, auxiliando diretamente na linha desse tipo de montagem, por meio de diversos recursos disponíveis para a conclusão do procedimento.
Nesse contexto, é válido ressaltar a extrema importância da chamada automação industrial, técnica que permite a ação sincronizada e controlada do maquinário produtivo e de montagem.
São diversos os benefícios que podem ser colhidos com a implementação de um sistema automatizado em um ciclo industrial, garantindo a produção por mais tempo, em alguns casos até mesmo de forma ininterrupta.
São muitas outras as vantagens oferecidas, dentre elas:
- Garantia de precisão;
- Controle de qualidade;
- Supervisão simplificada;
- Rapidez e praticidade.
O mais importante é sempre garantir que todos os funcionários presentes no espaço de produção industrial possuam o devido treinamento e saibam como contribuir de forma mais eficiente para a manutenção e a boa conservação dos equipamentos manejados todos os dias.
Com esses cuidados, os gastos com reparos e manutenções serão muito menores e não tão recorrentes.