Geralmente, o que vai ditar a ocorrência do conserto de transformador é o modelo, bem como a fabricação da peça.
Isso porque em alguns casos, o equipamento pode já ter sido adquirido com algum defeito, por isso, necessita de reparos recorrentes.
Entretanto, cabe destacar que o transformador tem papel importantíssimo no setor industrial.
Uma vez que atua na transformação de tensão elétrica em equipamentos, melhorando assim o funcionamento dos motores e demais componentes internos de determinados aparelhos.
Partindo desse ponto de vista, desenvolvemos este artigo especial para que você conheça mais sobre os modelos de transformadores.
Acompanhe a partir dos demais tópicos.
Função do transformador
Este é um dos equipamentos mais comuns encontrados no mercado.
Em suma, ele não entra na categoria dos transformadores com núcleo ferromagnético, pois é feito de um material imantável e as bobinas são formadas por um número diferentes de espiras, isoladas eletricamente entre si.
Elas são denominadas como primária e secundária.
Por sua vez, a primária é a bobina que recebe a tensão da rede, e a secundária é a bobina é destinada à saída da tensão transformada, com valor diferente.
A grande maioria dos equipamentos eletrônicos emprega o transformador 110 para 220 ou vice e versa, seja como elevador ou diminuidor de tensão.
Uma vez que a bobina é conectada a uma fonte de corrente alternada, surge um campo magnético que varia ao seu redor.
Deste modo, aproximando-se outra bobina à primeira, o campo magnético variável na primeira bobina anula as espiras da segunda bobina.
Sendo assim a consequência da variação de campo magnético sobre suas espiras aparece, na segunda bobina, uma tensão induzida.
Com isso, as bobinas são eletricamente isoladas entre si, e a passagem de energia é feita de uma para a outra, exclusivamente por meio de força magnética.
Tipos de transformadores
Existem diversas ferramentas que alteram a tensão de determinado aparelho, seja transformador 220 para 110, alternador de corrente, dentre outros.
Entretanto, o equipamento pode ser classificado de acordo com alguns parâmetros, como:
-
Finalidade de uso;
-
Tipo;
-
Material do núcleo;
-
Número de fases;
-
Dentre outros aspectos.
Sendo assim, abaixo separamos alguns dos modelos mais utilizados na indústria. Confira:
Transformador de corrente:
O transformador de corrente, ou TC, tem como objetivo detectar ou medir a corrente elétrica que circula em um cabo.
Bem como barra de alimentação, e transforma-la em outra corrente com valor menor, a fim de ser transmitida a um elemento de medição ou circuito elétrico.
Em suma, o modelo é muito utilizado para abaixar a corrente elétrica da rede para alimentar dispositivos eletrônicos que não suportam altos níveis de corrente.
Autotransformadores
O autotransformador é um modelo diferente dos tradicionais, uma vez que apresentar diversos valores de saída para a tensão.
Este modelo entra na categoria dos que possui núcleo ferromagnético, pois conta apenas com uma bobina.
Entretanto, essa bobina tem um lado recebedor de tensão com vários taps para permitir a devida entrada de energia.
Ademais, esse modelo de transformador possui as mesmas peças que os modelos comuns, mas é mais prático e versátil, podendo ser encontrado como transformador 5000va nas lojas do ramo.
Transformadores de potencial
O transformador de potencial – TP é responsável por mudar os valores de tensão que entram na bobina primária.
Deste modo, a espira primária recebe a tensão e conduz uma corrente primária. Por essa corrente ser alternada, ela gera uma variação no fluxo magnético na parte interna.
Esse tal fluxo é canalizado pelo núcleo ferromagnético e, na espira secundária, induzindo uma tensão nesta espira.
Se não tiver um circuito fechado ligado à espira secundária, uma corrente induzida será estabelecida na peça.
Elevador e abaixador de tensão:
O valor em que a tensão será depois de sair do transformador está diretamente ligado à quantidade de espiras que cada bobina possui.
Neste sentido, para um transformador elevador de tensão, por exemplo, o número de espiras da segunda bobina será maior do que o número de espiras da primeira bobina.
Assim sendo, no transformador abaixador, o número de espiras da segunda bobina é menor do que a quantidade de espiras na primeira bobina.
Sanando as principais dúvidas sobre transformador
Abaixo, segue algumas informações pertinentes acerca dos transformadores, para sanar qualquer tipo de dúvida.
Número de bobinas:
Neste contexto, as bobinas podem ser chamadas de primárias e secundárias. Quando tem uma terceira bobina, ela é chamada de bobina terciária.
Existem também os transformadores com apenas uma bobina, o chamado autotransformador, assim com foi mencionado em parágrafos anteriores..
Ferromagnético:
No sentido de um transformador com núcleo de ferromagnético, são usadas chapas de aço laminadas. No mais, as chapas de aço de silício, para diminuir as perdas por correntes parasitas.