As indústrias têm papel importantíssimo para o desenvolvimento de qualquer cidade, região ou propriamente um país inteiro. São nesses espaços que a produção de, basicamente, tudo que consumimos e utilizamos é realizada.
A produção industrial varia de indústria para indústria. Cada fábrica tem suas peculiaridades, seus objetivos individuais, seus profissionais especializados, suas próprias estratégias, e evidentemente, seu tipo de produção.
Tipos de indústrias
A variedade de segmentos industriais também é grande. No Brasil, por exemplo, encontramos indústrias de diferentes tipos, voltadas para produções específicas, tais como:
- Químicas;
- De borracha;
- De plástico;
- De eletrodomésticos;
- De eletroeletrônicos;
- Indústrias de alimentos.
Outro segmento importante do ramo industrial, são as indústrias de base. Não listamos elas porque entendemos que as indústrias de base merecem um debate mais aprofundado.
Indústrias de base são, em uma concepção geral, indústrias que têm sua produção voltada para o mercado, mas que também são fundamentais para o crescimento de outras indústrias.
Visto que, elas utilizam matérias-primas base para a construção e confecção de equipamentos e máquinas industriais, ou seja, potencializados o crescimento das outras indústrias que conhecemos.
Indústrias metalúrgicas
Entre a categorização de indústrias de base, temos alguns segmentos específicos mais importantes, como as petroquímicas, siderúrgicas, e principalmente, as metalúrgicas, que são indústrias especializadas na formação de peças que são utilizadas na construção civil e na confecção de máquinas industriais, feitas a base de matérias-primas metálicas.
A área da construção civil, fundamental para a formação de todas as edificações que vemos cotidianamente, se utiliza fortemente das peças formadas nas metalúrgicas, pois metais são base de sustentação para qualquer tipo de estrutura, visto que são materiais fortes, robustos e resistentes.
Na própria montagem de uma indústria, as construtoras civis utilizam bastante os metais para formar as estruturas que moldam os diversos espaços das indústrias.
Em um processo construtivo como esse, em que é necessário montar estruturas elevadas, a ação de um alpinista industrial é essencial, já que são esses profissionais que conseguem, com o auxílio de equipamentos e itens de segurança, operar nessas grandes alturas, montando as estruturas necessárias com total proteção.
Produção do setor metalúrgico
Como dissemos, as metalúrgicas têm papel essencial no crescimento industrial, desenvolvendo materiais que são muito usuais nas composições dos maquinários, como uma arruela lisa, pequeno item indispensável para fixação de parafusos que formam a sustentação de diversos componentes das máquinas.
Assim como em qualquer segmento industrial, as metalúrgicas possuem uma grande variedade de tipos de processos, variação nos tipos de máquinas e equipamentos, e também há uma grande quantidade de trabalhadores especializados para cada operação.
A caldeiraria, por exemplo, é um dos setores mais comuns nas metalúrgicas, e é nas caldeiras que muitas peças metálicas são confeccionadas e posteriormente levadas para o mercado comercial.
Nas caldeiras os processos são precisos, e garantem total qualidade para os itens e ferramentas produzidas. Outro tipo de procedimento muito comum nesses segmentos industriais, é a usinagem de peças.
A usinagem de peças realiza um trabalho primordial para formação de peças precisas, através da realização de cortes detalhados em matérias-primas metálicas.
Para que esses processos ocorram com exatidão, o serviços de usinagem CNC é indispensável. CNC é um conceito implementado pela automação industrial, que têm papel importantíssimo nas indústrias, e significa Controle numérico computadorizado.
As máquinas CNC, amplamente aplicadas, por exemplo, em serviços de torno, que são as principais ferramentas de uma máquina de usinagem, garantem algumas vantagens para os procedimentos de usinagem, tais como:
- Potencialização dos processos;
- Automatização;
- Otimização;
- Maior facilidade no controle.
Essas vantagens são adquiridas, pois os tornos, que antigamente eram controlados mecânica, passaram a ser comandados por controles computadorizados.
Portanto, os técnicos de automação industrial implementaram um dispositivo que funciona à base de software, que permite que as ações das máquinas, como as dos tornos, sejam controladas por comandos computadorizados.
Dessa forma, diminui um pouco a necessidade da ação dos operadores, e atenua também a chance de ocorrerem erros, já que os softwares conseguem alcançar um patamar de objetividade e precisão muito mais elevado.
Dispositivos como esses, são amplamente usados na usinagem de precisão, e consequentemente estão muito presentes nas indústrias metalúrgicas, porém, não é exclusividade desse setor.
Cada vez mais é necessário que novas tecnologias sejam aplicadas nas indústrias, e automação industrial existe justamente para isso, e portanto vem se tornando indispensáveis.
Os técnicos em automação industrial estão ocupando os setores fabris, aplicando estratégias e criando dispositivos tecnológicos que aprimoram os processos das indústrias.
Portanto, dando mais exatidão e precisão nos procedimentos, facilitando o trabalho dos operadores e aumentando o ritmo de produção das fábricas que se utilizam desse tipo de tecnologia em suas instalações.