A indústria funciona de diferentes maneiras, afinal, para cada tipo de produção há ferramentas, máquinas, processos, grade de piso diferentes de cada um. Isto acontece porque a qualidade dos produtos depende dessa personalização na linha de produção.
Para que tudo funcione de forma adequada e as máquinas não tenham avarias de grande problemas é fundamental o investimento nas manutenções industriais. Essas manutenções podem ser feitas pelos setores específicos de cada indústria ou prestados por empresas de manutenção industrial.
Além da manutenção industrial existem equipamentos e sistemas que podem ser empregados para os mais diferentes tipos de produção, como os compressores de ar e seus modelos múltiplos e a automação industrial, que é o uso de computadores e sistemas integrados para automatizar procedimentos, como transporte e embalagem.
Neste artigo abordaremos alguns elementos que são encontrados na indústria e que auxiliam no bom desempenho da produção.
As manutenções industriais
As indústrias utilizam máquinas e ferramentas todos os dias e por conta do uso cotidiano é normal que haja desgastes e avarias sendo necessário a manutenção industrial empresas.
As manutenções industriais são ações realizadas nas ferramentas e máquinas permitindo que uma peça seja restaurada, fazendo com que volte a ter uma condição operável e consequentemente tendo uma maior vida útil.
Neste sentido, a manutenção faz parte das estratégias de produção, operação e excelência, afinal, as manutenções industriais são mais acessíveis que a troca da máquina inteira.
Entretanto, há muitos tipos de manutenções existentes, cada uma de acordo com as necessidades, assim como a grade para piso protege o chão e suporta as cargas.
As manutenções corretivas são ações de restauração realizadas nas máquinas e ferramentas que sofrem avarias ou pane durante sua operação. Deste modo, é necessário a intervenção mecânica para que volte a operação.
São chamadas de corretivas por darem esse suporte imediato, sem que haja um planejamento, diferente das manutenções preventivas.
As manutenções preventivas por sua vez são as que estão dentro dos cronogramas operacionais, afinal, para que haja a intervenção é preciso mexer na operação, e não interferir na produção. Ou seja, essas manutenções são programadas, e evitam que a falha ocorra. São chamadas também de revisões.
Por exemplo, um compressor de ar comprimido que trabalha seguidamente apresenta sinais de que sua mangueira para compressor irá falhar, a manutenção preventiva, troca a mangueira, evitando problemas maiores.
Assim, a manutenção preventiva atua na:
- Troca de peças;
- Lubrificação de engrenagens;
- Troca dos sensores;
- Verificação dos sistemas de segurança.
E uma terceira manutenção que vem sendo empregada em larga escala são as manutenções detectivas. Essa manutenção tem uma verificação periódica sempre procurando falhas não perceptíveis para quem opera a máquina, atuando na melhoria desse desempenho.
Por isso que é fundamental o desenvolvimento de estratégias de manutenção industrial para o bom funcionamento das fábricas.
Os compressores de ar nas indústrias
Como vimos, as indústrias utilizam muitos equipamentos e um desses equipamentos é o compressor de ar. Este equipamento pode ser usado em muitos setores fabris e industriais como: as indústrias alimentícias, automotivas e as indústrias químicas.
Sendo assim, esses equipamentos são uma fonte de energia vital para que as operações cotidianas funcionem de forma adequada e que atendam às demandas de cada segmento.
Para cada tipo de indústria e necessidade existe um tipo de compressor que pode ser usado, e dentre todos os modelos de compressores eles podem sempre ser encaixados de acordo com seu tipo de funcionamento que pode ser dois, os de compressão por deslocamento positivo e os compressores dinâmicos.
Iremos falar sobre dois tipos de compressores cada um representado os modelos de compressores diferentes.
1. Compressores de parafuso rotativo injetado por óleo (deslocamento positivo)
Os compressores de ar de parafuso rotativo são usados em indústrias de mineração, construção e exploração de energia. São muito eficientes e sua mangueira para compressor de ar é de fácil troca.
2. Compressores dinâmicos
Esses compressores de ar podem ser centrífugos ou axiais, e o ar é comprimido por ação mecânica por componentes rotativos, e estes são responsáveis para aumentar a velocidade do ar.
Portanto, conseguimos entender que as indústrias são necessárias para o desenvolvimento de muitos setores e que para o sucesso é preciso empregar uma série e componentes que vão desde o uso dos compressores até estratégias de manutenção industrial.