Na indústria, existem diversos tipos de cortes de metal – e de outras matérias-primas -, cada tipo de serviço engloba uma forma, por exemplo, corte a laser ou corte abrasivo metalográfico.
Para deixar isso mais explicativo, abordaremos neste artigo algumas formas de cortes feitos na indústria. Acompanhe e saiba mais detalhes sobre o assunto.
Corte a laser
O corte a laser é uma tecnologia para cortar material com um processo administrado por computador. Ele gera um feixe e a integração da interface é regulada e cortada de acordo com as instruções.
Tudo o que está na rota do feixe é vaporizado, queimado ou derretido produzindo acabamento de superfície de alta qualidade.
Os sistemas de corte a laser ganharam impulso em relação aos meios convencionais, pois ajudam a reduzir o custo de produção e a produzir material eficaz e de boa qualidade, como carcaça de martelete e outras ferramentas elétricas.
Alguns tipos de corte a laser são:
- Corte a laser rotativo;
- Corte a laser robótico;
- Corte a laser de pequeno formato;
- Corte a laser em 5 eixos.
O corte a laser rotativo é usado principalmente para corte a laser de tubos e canos de aço. Serrar, perfurar ou fresar, por meio de máquina de policorte, foram os principais meios convencionais usados para processar tubos, mas o corte a laser rotativo é mais atualizado e oferece benefícios de custo de produção substancialmente reduzidos.
O corte a laser rotativo ajuda a processar tubos redondos, elípticos, retangulares e materiais do tipo D. Fabricantes de sistemas de corte a laser estendem as máquinas de corte a laser rotativas para processar com alta velocidade, exatidão e precisão.
O corte a laser robótico é a mais recente inovação em corte a laser 3D que amplia a flexibilidade excepcional e o ótimo controle de potência. O processo pode ser monitorado e acessado de qualquer lugar.
O corte é feito com alta precisão, com cabeça de corte a laser especializada, com avançados sensores de foco automático. Os fabricantes de sistemas de corte a laser fornecem máquinas de corte a laser robóticas que contam com uma saída eficiente e eficaz com o braço mecânico de vários eixos.
O corte a laser de pequeno formato de cilindro é principalmente necessário para metais e não metais e possui eixo Z ajustável para cortar materiais espessos com alta precisão.
A altura pode ser ajustada para manter o comprimento do foco e produzir material de alta qualidade. Eles exigem quase nenhuma manutenção em comparação com os meios convencionais de corte a laser e produzem resultados perfeitamente acabados.
Fabricantes de sistemas de corte a laser fornecem, ainda, máquinas de corte a laser em 5 eixos que têm a capacidade de cortar perfis tridimensionais e também cortar chapas de metal bidimensionais.
O corte a laser na linha central produz resultados altamente econômicos em comparação com os meios convencionais. A máquina de corte a laser de 5 eixos é extremamente versátil e oferece soluções que economizam tempo e ajudam a chegar a áreas que com pessoas seria muito difícil de alcançar.
As máquinas de corte a laser de grande formato oferecem cortador a laser de perfil de grande formato 2D.
Elas são usados principalmente para alto nível de eficiência exigido para aeroespacial, automotiva, fabricação de chapas metálicas com finalização por parafusadeira, construção naval, sinalização e entre outras indústrias. Elas fornecem, portanto, resultados altamente precisos e econômicos.
Corte abrasivo metalográfico
O corte abrasivo metalográfico é feito utilizando cortadora metalográfica. A seleção da lâmina abrasiva correta depende do design da máquina de corte e, em grande medida, da preferência do operador. As lâminas abrasivas são geralmente caracterizadas por seu tipo abrasivo, tipo de ligação e dureza.
A determinação da lâmina correta depende da dureza do material ou do metal e se é um metal ferroso ou não ferroso. Na prática, muitas vezes se resume ao odor e à vida útil da lâmina.
As lâminas de resina/borracha cheiram mais porque a borracha queima um pouco durante o corte. No entanto, as lâminas de resina/borracha não se desgastam tão rápido e, portanto, duram mais.
Por outro lado, as lâminas de resina são mais versáteis e não produzem odor de borracha queimada, mas quebram mais rapidamente. As lâminas de resina também fornecem um corte modestamente melhor, porque o abrasivo é continuamente renovado e, portanto, produz um corte mais limpo.
O corte abrasivo é utilizado principalmente para o corte de materiais dúcteis. Exemplos incluem metais, plásticos, compósitos com matriz polimérica, compósitos com matriz metálica, plásticos e borrachas.
A seleção adequada de uma lâmina abrasiva requer um entendimento da relação entre a partícula abrasiva, a ligação abrasiva e as propriedades da amostra.
Enfim, para cada tipo de aplicação de corte existe uma máquina de corte que mais se adéqua ao processo. Lembre-se de que os sistemas de corte a laser são mais suaves e rápidos, proporcionando maior eficiência.
Existem muitos fabricantes de sistemas de corte a laser e de retifica cilindrica universal disponíveis, mas você deve escolher um fabricante de renome para garantir relação custo-benefício, qualidade, garantia, atendimento ao cliente e satisfação. Pense nisso!