Uma ferramenta que auxilia na fabricação de tubos de ferro é a Dobradeira de estribos, que nada mais é que uma máquina, da qual faz estribos para construção civil.
Elas podem produzir diversos princípios e vários sistemas de ligamentos. Podem ser automáticas ou semiautomáticas. Hoje, podem ser encontradas com diversos tamanhos e aspectos distintos, no quais atendem muitas necessidades/ demandas.
O modelo mais comum de dobradeira é a semi-automática, pois consegue dobrar barras retas, caixaria, vigas, sapatas e outros itens que precisam ter uma dobra. Elas dobram aço de bitolas grossas até 25 mm em CA-50.
Já o modelo automático é usado quando o aparelho pega o ferro em rolo, desbobina, dobra, corta e endireita. Há modelos que oferecem tração fio feita por servo-motor, entretanto, em relação a dobra e corte existem diversas variações como o hidráulico, pneumático ou elétrico.
Essas variações podem depender dos valores que a pessoa/ consumidor busca nesse tipo de equipamento, pois existe a versão de dobradeira de chapa, por exemplo.
Em resumo, as dobradeiras são usadas para moldar em qualquer formato as barras de ferro que são muito utilizadas no ramo da indústria, atendendo toda demanda necessária em cada processo.
Elas possuem uma alta precisão e são muito utilizadas na metalurgia, pois conseguem transitar em diversas funções dentro dela. Qualquer tipo de dúvida, visite uma loja especializada e saiba mais sobre essa ferramenta.
Máquina de solda: conheça suas funções
A Máquina de solda é outro equipamento que ajuda de forma significativa na fabricação de tubos e barras de ferro, podendo funcionar por meio de energia elétrica, além de produzir dois tipos de sistema de energia: a inversora e a transformadora, porém as duas geram um arco elétrico em sua saída.
Esse arco é feito quando a ponta do eletrodo por meio do ferro de solda entra em contato com a parte metálica do objeto que precisa de reparação (emenda).
Essa ação gera o calor necessário para que a peça seja fundida, somente é possível esse processo porque o valor da corrente passa pela máquina de solda, ou seja, quanto mais elevada for a corrente, maior será a temperatura.
Contudo, nem sempre a temperatura elevada consegue garantir uma soldagem perfeita, fácil e eficaz. Nesse caso, é necessário medir ou regular o valor da corrente para que o serviço da solda seja feito de forma adequada. Podem funcionar com:
- A gás;
- Rede elétrica;
- Baterias automotivas;
- Geradores mecânicos internos.
Na indústria, elas podem desempenhar bem a parte de inversor de altas frequência (de 10 khz para mais) e é controlado por meio de software.
A diferença entre a máquina de solda transformadora e inversora são os aspectos: tecnologia, consumo energético, trabalho estrutural e usabilidade.
O tipo inversor tem uma vantagem um pouco maior que a transformadora.
Um exemplo é no quesito consumo energético, pois as máquinas de solda inversora conseguem gerir melhor a energia do que os transformadores e, no aspecto estrutural, as inversoras são compactas e leves, contrário ao que é proporcionado pelas transformadoras.
Em caso de dúvidas sobre a funcionalidade dessa máquina busque auxílio com uma empresa especializada ou um profissional experiente e conheça mais essa ferramenta indispensável para indústria.
Conheça mais sobre a máscara de solda automática
A Máscara de solda automática possui alguns diferenciais do que a máscara de solda comum e é um EPI muito importante para a proteger o rosto, pescoço e os olhos do soldador, pois ele está exposto aos mais elevados níveis de luminosidade e raios UV.
Além disso, proporciona algumas vantagens como garantir uma maior produtividade, pois conseguem eliminar a necessidade de constante arrumação.
Essa necessidade é bem comum nas máscaras convencionais, mas as automáticas mantêm a posição durante todo o trabalho.
Elas permitem mais precisão, isso porque garante que o soldador ajuste eletronicamente a melhor tonalidade de escurecimento do visor para efetuar atividade distintas.
Proporciona maior nitidez, pois utiliza lentes de cristal líquido que tem pontos diversos de visão e, também, conta o fator de ajustar eletronicamente a tonalidade com precisão que aumenta a nitidez e permite uma maior visualização do arco elétrico.
Essas foram as vantagens por se optar por uma máscara automática de soldagem, no entanto, em caso de dúvida, busque esclarecimentos com profissionais que conheçam esse produto detalhadamente.