No meio industrial existem vários setores e todos eles são muito importantes, sendo que um dos mais conhecidos é a usinagem. A usinagem é uma forma de fabricação que tem como objetivo criar objetos de metal.
Os profissionais desta área cortam os objetos de metal a fim de se criar uma nova peça, previamente requisitada. Além disso, a usinagem industrial é uma alternativa para outros processos como moldagem e fundição.
Este artigo irá abordar um pouco mais sobre a usinagem e sua importância, além de algumas ferramentas utilizadas. Confira.
Por que a usinagem é importante e como ela acontece?
A usinagem é importante porque é um dos meios mais eficazes para se criar peças muito finas, objetos detalhados e que muitas vezes não são possíveis de serem criados pela fundição ou moldagem.
Ela pode ser utilizada para a criação de diversos produtos, como:
- Parafusos;
- Ferramentas manuais;
- Peças metálicas de diversos tamanhos;
- Peças automotivas.
Por falar nisso, a usinagem de peças automotivas cria, a partir de matéria-prima bruta, as peças reconhecidas no mercado e que estão sempre em crescente demanda.
Partindo de uma base sólida para a fabricação dessas peças, também é um método de adaptação de peças anteriormente desenvolvidas para uma melhor aplicação e desempenho onde será instalada.
Para que isso seja possível, diversos equipamentos são utilizados, sendo necessário que todos funcionem em conjunto, atuando de maneira precisa, sem danos ao material ou que seja desenvolvido um produto de baixa qualidade.
A usinagem pesada é outra modalidade, e é realizada para trabalhar com peças grandes e equipamentos desenvolvidos para isso. Esses equipamentos específicos da usinagem pesada suportam o tamanho e peso de cada peça, sem que a qualidade e a precisão seja perdida.
Esse setor também faz uso de máquina controlada por comandos numéricos, permitindo uma fabricação de peças totalmente computadorizada. O CNC é um processo computadorizado que identifica as peças e as projeta por meio de um software que cria e especifica cada um dos componentes da peça.
Dentro do processo de usinagem, uma máquina/ferramenta bastante utilizada é o torno mecanico. Esse equipamento tem como função a usinagem de peças de forma geométrica.
Essa ferramenta é uma das mais antigas e extremamente versátil, pois permite tanto a fabricação das peças como seu acabamento. Diversos produtos podem ser fabricados a partir do torno mecânico, como parafusos, roscas, pinos, válvulas e dentre muitos outros.
As maquinas industriais utilizadas para usinagem são muitas e apenas com elas e com um profissional qualificado, é possível garantir a fabricação de diversos produtos com qualidade.
Outras máquinas utilizadas são: o torno CNC , a fresa, fresadora automática e dentre muitas outras. Toda essa ferramentaria da usinagem permite diferentes utilidades, mas todas elas visando a qualidade final do produto.
Um pouco mais sobre a usinagem e sua importância
Falando um pouco mais sobre a usinagem e sua importância para o meio industrial, trata-se de uma técnica que envolve a metalurgia de diferentes processos que visam dar forma a um objeto de metal, bem como o seu acabamento.
As técnicas podem ser divididas em 4 categorias:
- Perfuração;
- Fresagem;
- Moldagem;
- Moagem.
A perfuração é um tipo clássico da usinagem e é utilizada, por exemplo, para gerar furos para parafusos que possuem um encosto de metal que serve para proteger uma porta.
A fresagem é feita com o auxílio da máquina de fresa e é um processo bastante utilizado para cortar uma chapa de aço, por exemplo, ou um logotipo que formará ferramentas especiais.
Já a moldagem, como o próprio nome já diz é uma categoria utilizada para moldar as peças e dar formas a elas. O processo de moldagem pode ser manual ou automático.
Por fim a moagem é um processo da usinagem, relativamente, simples que faz uso de uma roda de pedra que ajuda na moldagem de uma peça de metal, além de ser uma técnica que pode ser utilizada para afiar uma ferramenta ou dar forma aos materiais metálicos que tenham acabamento acetinado.
Conforme você pôde notar, ela permite a fabricação e a moldagem de peças e ferramentas manuais, que são utilizadas em outros processos industrias.
Daí a importância da usinagem, pois sem ela, muito do que é feito no meio industrial hoje, não seria possível. Portanto, é uma parte importante da indústria que tem cada vez mais se desenvolvido e permitido o avanço dos processos industriais em várias escalas.