Processado de modo semelhante ao dos tubos de aço com secção quadrada, o Perfilado perfurado possibilita aplicações em engenharia civil.
Em construção de estruturas permanentes ou temporárias, em instalações elétricas, em montagem de móveis, carretas e implementos agrícolas.
Oxidação
Desenvolvido por Henry Bessemer em meados do século XIX, o aço Carbono, obtido a partir desse processo, passou a ter os teores de Carbono controlados.
Resultando mais resistente e menos quebradiço. Mas, à semelhança da maioria das ligas a base de Ferro, o aço Carbono é altamente sensível à oxidação.
Cujo resultado se delamina, expondo o Ferro remanescente à ação de mais oxidação, até que a totalidade da peça tenha sido consumida.
Zincagem
O processo desenvolvido inicialmente, é chamado de zincagem a quente, (ver também perfilado 38×38 galvanizado a fogo) e data de meados do século XVIII.
O Zinco, assim depositado envolvendo o Ferro, retarda enormemente a ação da oxidação. Já o processo dito zincagem a frio, também conhecido como galvanização.
Foi descoberto por Galvani, já próximo ao término do século XVIII, proporcionando um modo de tratamento do Ferro, recobrindo-o de Zinco por processo eletrolítico.
O Zinco, por sua vez, tem um potencial de oxidação bem mais elevado que o do Ferro, preservando a integridade química do conjunto.
Fartamente adotado em mecânica, em construção civil, o processo possibilita igualmente a aquisição do perfilado perfurado galvanizado.
Perfurado de fábrica, o perfilado traz o encapsulamento zincado. Assim, o aproveitamento da furação original se transforma na garantia de preservação do acabamento, um investimento na durabilidade.
Montagem
Perfurado a cada 38 mm, o perfilado oferece diversas alternativas de montagem e fixação, em paredes, através de pares bucha e parafuso, ou via chumbadores. Viabiliza instalações elétricas aparentes, com alternativas de amarração ao eletroduto.
Outros tipos de utilidades, como distribuição de ar comprimido, gases, água ou outros líquidos, inclusive dutos de controle de processos, podem usufruir de uma infraestrutura robusta e protegida.
Eventualmente, o sistema pode dispor de tampa frontal, fechando o acesso à penetração de estilhaços. No caso da instalação elétrica, pode minimizar a propagação de transientes magnéticos provenientes de surtos de corrente.
Originados por partidas de motores ou solenóides. De modo similar, este tipo de estrutura, composto com perfilado perfurado 38x38mm, pode acomodar cablagem de:
- Telefonia ou dados;
- Redes locais;
- Fibras óticas;
- Circuito fechado de TV;
- Circuitos de controle e automação;
- Cabos de aterramento e;
- Pára-raios.
Evidentemente, uma fixação como a descrita sobre paredes de alvenaria, é igualmente possível sobre paredes de metal, viabilizada por parafusamento, fixação por rebites de repuxo, prisioneiros, eventualmente soldagem direta.
Mas, cada solução deve ser avaliada considerando o que conveniente para o conjunto da obra. Uma vez vista a aplicabilidade em instalações de utilidades, é possível se imaginar as alternativas no tocante à construção de estruturas.
Do mesmo modo, é possível se explorar as alternativas de fechamento das estruturas com chapas de metal (de aço, de Alumínio, de madeira aglomerada ou compensada, de chapa perfurada, etc.).
Algo similar pode ser adotado em estruturas de carrocerias (carretas), que aparentemente são simples, mas têm fiação percorrendo toda a estrutura, com sinalização por lâmpadas, status de portas, até a iluminação interna.
Considerando que carretas veiculares medem até 18 m de comprimento, torna-se conveniente o uso de perfilado perfurado 38x38x6000mm, posibilitando alcançar a totalidade do percurso com um mínimo de emendas.
Um dos aspectos que tornam o produto resistente, são as quatro dobras que compõem o perfil.
Embora apenas três faces componham um perfil U, o produto em referência possui duas dobras adicionais nas extremidades do U, virtualmente impedindo a deformação nas faces laterais.
Projeto
Atualmente, tudo é passível de projeto em ambiente eletrônico. Caso não exista no ambiente CAD, o modelo eletrônico do perfilado perfurado 38 x 38 mm, este pode sem dificuldade ser criado e padronizado.
Assim, visualizada a estrutura, é possível prever as cargas que serão aplicadas em cada trecho, de modo a definir a espessura das chapas que deverão ser adotadas.
Para suportar esforços que podem advir da aplicação. Até a qualidade do aço pode ser revista, em caso de necessidade.
Do mesmo modo, pequenos entraves da composição, que só poderiam ser notados no momento da montagem, podem ser identificados e resolvidos por antecipação, antes mesmo que a primeira das chapas tenha sido cortada.